Revendedores: os heróis da TI na guerra contra o coronavírus

Como os médicos e os bombeiros, eles também não pararam. Continuam trabalhando para que as empresas mantenham a produtividade em tempos de home office

Author Photo
10:43 am - 06 de junho de 2020
revendedores revendedores

A batalha da humanidade contra o COVID-19 fez surgir vários heróis em todo o mundo. Profissionais de saúde, policiais, bombeiros, agentes de serviços essenciais como energia, água, alimentação, motoristas de trens, caminhões, capitães de navios de pesca e cabotagem e dezenas de outras profissões nos emocionam diariamente ao cumprirem suas missões, colocando sua vida em risco.

A área de tecnologia da informação e comunicações também tem seus heróis. Nós temos desempenhado um papel fundamental na detecção, no controle e nas várias tentativas, com sucesso esperamos em breve, da descoberta de vacinas contra o vírus. Além disso, a totalidade dos grupos econômicos que estão ainda em funcionamento só o fazem graças à tecnologia. Como nos outros segmentos aqui citados, existem os profissionais de TI que ficam na retaguarda, dentro de suas casas, realizando suas tarefas normalmente, ou até com mais intensidade. Mas existe um grupo de abnegados que continuam instalando equipamentos em casas e empresas em todo o mundo. É claro que o uso das redes públicas facilitou enormemente a implementação de novos sistemas com um click no mouse, de dentro de casa. Mas por trás de uma nuvem, pública ou privada, existem datacenters com servidores, dispositivos de armazenamento, roteadores, switches, appliances de segurança e uma infinidade de outros elementos de hardware. Todos interligados por centenas de metros de cabos, conectores, no-breaks e cabeação elétrica.

Quem realiza esse trabalho em todo o mundo, em sua maioria, são os profissionais das revendas e integradores. Aqui no Brasil existem aproximadamente 10.000 revendedores de TI/Telecom ativos. A grande maioria continua trabalhando e apoiando seus clientes na manutenção dos sistemas atuais e no desenvolvimento e instalação dos novos para atender às necessidades geradas pela pandemia. Além da dificuldade inerente do trabalho, esses heróis ainda se defrontam com sérias limitações para ter acesso às instalações dos clientes com horários restritos e dificuldade para locomoção dentro dos sites. Técnicos, Engenheiros e especialistas continuam cumprindo suas obrigações e mantendo as milhões de empresas brasileiras funcionando, pondo em risco sua saúde e de seus familiares.

Aos citados profissionais de campo dos revendedores somam-se as equipes de logística dos distribuidores e de alguns fabricantes, na heroica tarefa de manter os centros de distribuição funcionando e suprindo a cadeia de valor da TI/Telecom. A todos vocês a nossa eterna gratidão!

 

Sergio Basilio é Diretor Comercial da Synnex Westcon Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.