Quais ferramentas usar para ganhar visibilidade?

Se você quer ser lembrado, precisa ser conhecido!

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7:20 pm - 01 de junho de 2019

A frase já é clichê. Quem não é visto, não é lembrado!

Por isso, logo vem a pergunta: como faço para ser visto – bem visto – e para que se lembrem de mim?

Vou contar o que está acontecendo exatamente no momento em que preparo esse artigo! Estou no Rio de Janeiro, em frente à praia de Copacabana, enquanto se prepara uma manifestação política. O que querem os que armaram o evento? Que venha muita gente e apoie o que quer que seja que está na pauta do dia.

Pense na data e local escolhido: domingo e a praia, onde há espaço para muita gente e onde certamente muitos dos simpatizantes – ou não – já estarão por ser domingo.

O que estão fazendo para atrair as pessoas? Tem um carro de som, que servirá aos discursos políticos. Desde que chegaram, eles têm intercalado chamadas sobre o tema central – para que todos saibam do assunto para o qual querem apoio – e música animada e de sucesso entre o público carioca. E as pessoas vêm chegando, se juntando.

A estratégia é apontar o valor do que querem promover e, junto, entregar o que o público deseja num dia de domingo. Captam os que já são apoiadores, atraem indecisos e contam até que podem conquistar uma parte daqueles que atraídos pela “diversão”do momento, acabarão ouvindo o que têm a dizer.

Fazendo uma analogia com um profissional que deseja se destacar e ter a sua mensagem vista e ouvida, por onde começar então?

Conheça-se profundamente

Comece examinando o seu repertório. Saiba exatamente quais são seus pontos fortes e aqueles que você precisa melhorar. Todos temos uma história de valor, onde estarão presentes forças e fraquezas, e isso nos faz, a cada um, um profissional único.

Podem existir mil engenheiros onde você trabalha, mas cada um terá um conjunto de habilidades e competências que o fará especial em cada situação prática.

Conhecendo esse “pacote” que você tem para oferecer, pense no que você deseja para sua vida e sua carreira:

  • O que lhe faz feliz?
  • O que você faz que nem sente o tempo passar?
  • O que é importante para você? Reconhecimento, dinheiro, benefícios,…?

Defina seus objetivos

Parece tão óbvio, mas muitos de nós não fazemos esse exercício.

Temos uma vaga ideia do que queremos atingir e caminhamos. Por outro lado, se queremos ir com mais segurança, melhor parar e se por a trabalhar. Baixar as ideias da cabeça e planejar!

Lembre da regra SMART para suas metas. Elas devem ser:

S – ‘Specific’/Específicas – para que você saiba o que tem que fazer para chegar lá. Se só pensar que quer morar fora do país, sem saber exatamente onde, como se planejará?

M –’Measurable’/Mensuráveis – defina como você vai medir o seu progresso, para que tenha como analisar o quanto está sendo bem-sucedido, ou não, e se precisa fazer ajustes nos planos.

A – ‘Attainable’/Atingíveis – assuma desafios que lhe estimulem, sem exceder demasiadamente a sua capacidade de superá-los. Pese o quanto você “subirá a barra”, para que as metas sejam motivadoras.

R – ‘Realistic’/Realistas – analise os recursos que você já tem ou quais precisará adquirir e divida em metas menores, se for necessário.

T – ‘Timely/Tempo definido’ – defina os limites para cada ação. Os prazos nos ajudam a manter a constância, sem procrastinar.

Agora você já tem bem claro para onde quer ir, vamos ver a seguir sobre ferramentas de visibilidade para que você inclua essas ações nos seus planos!

Como ser visto e ser lembrado?

Fazendo networking!

Networking é colocar movimento na sua rede de contatos, é se relacionar com as pessoas, é se colocar à disposição para ajudar, colaborar.

De forma estratégica, para ativar seu networking, comece por identificar os mercados e os profissionais que possam ter interesses comuns com você. Pense no que você tem de melhor a proporcionar a uma empresa, a quem fizer negócios com você ou utilizar os seus serviços.

Busque os contatos que possam se beneficiar disso, seja direta ou indiretamente, trocando conhecimento com você, ensinando ou querendo aprender, procurando ou fazendo indicações.

Já reparou que muitas pessoas publicam suas demandas diretamente nas redes? Podem buscar um apartamento (bom pros corretores de imóveis), um profissional para fazer a estratégia do seu empreendimento (alô, pessoal do marketing), comprar uma bicicleta, novas vagas de emprego e muito mais! E uma indicação aqui pode valer ouro.

LinkedIn, Instagram, Twitter e o Facebook ainda são as principais redes para encontrarmos o público que está interessado em diversos tipos de profissionais, negócios e serviços.

Comece a ser ativo nas redes onde o seu público está. Leia, comente, desenvolva conversas e conexões. Se gostar de escrever, comece a produzir conteúdo que seja útil para aqueles com quem você quer se relacionar. E sempre interaja com quem se dedicar a ler o que você escreve, comentando e trocando reflexões e opiniões.

Mundo offline

Essa é a melhor parte para mim!

Lembra de seus amigos e familiares com quem você não fala há um bocado de tempo? Já é hora de fazer uma chamada e reatar a convivência, pelo menos com aqueles que você tem mais afinidade e que podem lhe apoiar ou ser uma referência para sua vida profissional.

Os grupos em que você se inseriu nas redes sociais, as pessoas com quem você conversou mais e descobriu mais pontos em comum, todos são pessoas que podem estar disponíveis para um café ou uma reunião. Convide-os e você vai descobrir como é bom “desvirtualizar”. Conhecer as pessoas frente a frente é outra coisa. E geralmente, acabamos fazendo amigos!

Mas…. pode ser que você não tenha encontrado ainda o tempo para frequentar as redes sociais, com a consistência necessária para aumentar seus contatos e criar vínculos mais fortes com determinados grupos. Pode ser que você não tenha gosto por isso e consequentemente, não tenha paciência. O que fazer?

Traga a mesma estratégia para o mundo presencial!

Consulte publicações, sites, blogs, as próprias redes sociais e encontre os eventos que façam sentido para a sua área de atuação ou para o seu desenvolvimento. Invista nisso. Frequente eventos, cursos, associações, sempre com o intuito de conhecer novos profissionais, interagir e crescer junto.

Compartilhar conhecimento dentro da sua empresa, caso esteja em uma organização, é uma boa forma de se expor e se tornar conhecido de um grupo maior. Se há algum tipo de rede interna, ofereça sua especialidade, produza artigos, espalhe o que sabe.

A empresa não tem nada disso? Fique de olho nos projetos onde você pode contribuir e se candidate a fazer parte deles ou colaborar em partes específicas.

Como lá na manifestação, proclame a sua mensagem e compartilhe o que o seu público deseja.

Networking é estar interessado em crescer relações, contribuindo para o sucesso do outro. Ser interessante e não interesseiro. E, com certeza, é a melhor maneira de ser visto e ser lembrado!

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