Quais características humanas transformam start-ups em unicórnios?

Após 4 dias de estudo e 4 dias de turismo em Israel descobri a maior riqueza do planeta!

Author Photo
12:35 pm - 10 de maio de 2022

Após 4 dias de estudo e 4 dias de turismo em Israel… comprovei que lá, uma terra pobre em recursos naturais, descobriram a maior fonte de riqueza do planeta: o capital humano!

Como um país com apenas 22.000 quilômetros quadrados, fundado em 1948, com recursos naturais muito escassos e em constante estado de conflito militar conseguiu ser a Nação que, pelos vários indicadores mundiais, mais se destaca em inovação e empreendedorismo?

Por conta das PESSOAS que lá vivem e esta foto, parte de um dos jantares que experienciei organizado pela Tel Aviv University (TAU) International e a Saint Paul Escola de Negócios, representa.

bia

Tudo junto, misturado e apimentado!

E os “ingredientes” desta receita única e vencedora:

  • A diversidade, o empreendedorismo e o multiculturalismo trazidos pelos imigrantes;
  • A mentalidade de sobrevivência;
  • HUTZPA – a audácia e autoconfiança ao ponto de questionar e até testar quebrar as regras e recomendações e ver no que vai dar. Ser e ter HUTZPA é ter coragem de ousar, sempre;
  • Opinião e informalidade – os israelenses nem levantam a mão para falar – saem falando – e todos têm opiniões sobre tudo;
  • Improvisação e a certeza de que “YIHYEH BESEDER” = Tudo Vai Ficar Bem;
  • A cultura de redes de relacionamento que favorecem trocas, encontros e oportunidades;
  • Competitividade.

Em Israel, a “Start-up Nation”, após os jovens conviverem, obrigatoriamente, no mínimo dois (mulheres) a três anos (homens) no exército, eles têm a certeza de que todos – sem exceção – são capazes de alcançar o sucesso e deixarem seu legado no mundo.

Pensem comigo: se a companheira ou companheiro de “pelotão” – com a/o qual conviveram e desenvolveram respeito e cumplicidade, com disciplina e trabalho árduo – consegue transformar sua Start-up em um unicórnio, porque ela/ele não conseguiria?

Todos se conhecem, desenvolveram uma relação de amizade e confiança (afinal se defendem e devem salvar, no limite, a vida uns dos outros), foram treinados a tomar decisões rápidas em cenários complexos, fisicamente exigentes e bastante arriscados e cuja interrelação é crucial.

E além disto, o ambiente de negócio em que as pessoas trabalham permite passar por cima dos obstáculos, contorna-los ou derrubá-los:

– Comunicação Direta e Reta;
– Disciplina sem obediência;
– Trabalho duro e diversão pra valer;
– Falha como parte, sem críticas “traumatizantes”;
– Ambição, sempre.

Ou seja, as características humanas e o ambiente de trabalho desenvolvido rompe barreiras e promove a inovação e o empreendedorismo que transforma start-ups em unicórnios !

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.