Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Conheça os Fóruns

Quais as principais preocupações dos gestores quanto ao uso da tecnologia Blockchain?

Quais as perguntas típicas feitas pelos atores de diversos setores e indústrias sobre a tecnologia blockchain?

Por  Tatiana Revoredo

13:40 - 18 de fevereiro de 2020
Compartilhar

Até agora, vimos grande entusiasmo em relação à blockchain, com o assunto ganhando a grande mídia e o público nos quatro campos do mundo. Mas o que é apenas entusiasmo e o que de fato já é realidade ainda é uma grande interrogação para a maioria das pessoas.

Daí, tendo em conta perguntas típicas feitas pelos atores de diversos setores e indústrias sobre a tecnologia blockchain nos negócios, é possível identificar as principais preocupações dos gestores sobre o assunto. É sobre isto que trataremos ao longo deste artigo.

A falta de educação imparcial

A maior parte da educação sobre blockchain vem das empresas que promovem suas soluções. Os fornecedores usam narrativas muito diferentes para se posicionar como sendo os melhores no ecossistema blockchain.

De outro lado, em alguns casos, os que desenvolvem a tecnologia blockchain não tem conhecimento suficiente sobre o setor ao qual será aplicada.

Ora, tais fatores resultam em falta de imparcialidade quanto à educação, além de impedir o correto entendimento e dimensionamento da tecnologia blockchain.

Nesse quadro, os principais questões dos gestores referentes à falta de educação imparcial são: O entendimento equivocado ou falho da tecnologia resultará em regulamentos e legislações ruins? Até que ponto a falta de regulamentação impactará a minha empresa? Alguns fornecedores da tecnologia blockchain afirmam que seu sistema é a única solução aberta e neutra; o que é solução aberta e neutra? Blockchain é o mesmo que DLT?

Desde já, esclareço que esses e demais questionamentos ao longo deste texto serão objeto de artigos próprios nesta coluna.

Segurança e integridade de dados

Outro tópico que desperta muitas dúvidas entre os tomadores de decisão diz respeito ao que a tecnologia blockchain significa para segurança cibernética e integridade de dados.

Isto é, quais vulnerabilidades a emergente tecnologia blockchain apresenta e qual o impacto da tecnologia blockchain na integridade dos dados?

E no tocante à segurança, os principais questionamentos dos gestores são: O código é confiável? Como confiar o processamento dos fluxos de dados dos principais processos da empresa a empresas sem histórico (startups, pex.)? Qual a resiliência dos contratos inteligentes?

Ademais, como a “limpeza” e reconciliação de dados demandam extensos recursos das empresas, a preocupação com sua integridade e segurança é um foco natural dos tomadores de decisão, e que neste aspecto possuem as seguintes dúvidas: Como garantir que os dados imputados na blockchain representam a realidade fora da cadeia? É possível corrigir dados “errados” na blockchain? Quem seria o responsável pelos dados na blockchain? Como garantir que empresas concorrentes não acessem dados sigilosos na blockchain?

Também, quanto à integridade de dados, existe certa confusão entre as alterações de dados (por vezes necessária) e a qualidade imutável da tecnologia.

Interoperabilidade

Desde que grandes empresas anunciaram a formação de consórcios para usar a tecnologia blockchain nos diversos setores (saúde, cadeia de suprimentos, agrobusiness, dentre outros), e deram início a provas de conceito e pilotos em 2017, diversas empresas e consórcios se proliferaram globalmente.

Diversos gestores, confrontados com as inúmeras opções, depararam-se com a difícil tarefa de optar pela melhor solução blockchain no seu respectivo setor, qual seja, a melhor “solução blockchain à prova de futuro”.

Há uma preocupação geral de que diferentes tipos de blockchains atualmente não conversam entre si, o que torna a escolha extremamente difícil.

Neste contexto, os gestores questionam: Qual plataforma blockchain você usa? A sua plataforma pode se comunicar com outras blockchains? Haverá uma blockchain global para governar todas as demais blockchains existentes? Por que simplesmente não aprimoramos nossos protocolos de comunicação para APIs? As blockchains privadas são melhores que as públicas?

Padrões

Outro obstáculo que dificulta a plena adoção é a falta de padronização entre plataformas blockchain e o fato das ofertas fragmentadas tornarem as decisões de TI desafiadoras (Revoredo, T. In: Blockchain: Tudo o que você precisa saber, Amazon, 2019, pg. 39).

Por isso, as dúvidas recaem sobre:  Como alinhar os padrões de diferentes organismos e associações internacionais?  Como permitir que todos vejam o valor de seguir esses padrões de maneira que não sejam desencorajados financeiramente?

Acesso

O acesso refere-se a como garantir que os benefícios da blockchain sejam acessíveis globalmente por grandes e pequenos “players”.

Aqueles em posições monopolistas ou de liderança podem manter o controle de suas oportunidades de negócios e optarem pela falta de transparência, o que é contraproducente para acelerar os benefícios da tecnologia.

Diante disso, tomadores de decisão questionam-se: Como ser proativo no nivelamento do campo de jogo? Quanto economizaríamos com a implantação de blockchain em nossa empresa? Qual é o custo real e o ROI da blockchain? Quando é muito cedo / tarde para desenvolver soluções blockchain?

Fraude

A fraude nos diversos setores e indústrias é um dos desafios mais persistentes e difíceis de superar – e em sua essência reside a falta de transparência.

Devido à sua capacidade de aumentar a transparência, muitos atores citaram a tecnologia blockchain como uma ferramenta que pode reduzir fraude e corrupção. Outros, no entanto, alertam que o potencial de disrupção da blockchain pode ser mitigado por aqueles que estão no poder com interesse em desencorajar a transparência.

Nesse passo, diversos gestores questionam:

Quando na blockchain, como podemos ter certeza de quem está colocando os dados, quem está acessando e o que é feito com eles? Como identificamos e incentivamos atores que demonstram resistência ao uso de blockchain, pois tem interesse na falta de transparência?

Considerações finais

Este texto representa o primeiro passo para uma abordagem multissetorial sobre diversos aspectos e perspectivas da tecnologia blockchain.

De olho nos medos e preocupações de atores de diversos setores e indústrias sobre a implementação, ou não, da tecnologia blockchain, usaremos esta coluna para esclarecer como blockchain pode ser uma ferramenta apropriada e útil nos negócios.

Nos próximos artigos, buscaremos esclarecer conceitos e trazer respostas às principais perguntas, medos e preocupações acerca da tecnologia blockchain.

Load more