Procura-se: Chief Analytics Officer

Author Photo
4:52 pm - 30 de março de 2017

Para melhor utilizar os dados para ganhos estratégicos, as empresas enfrentam a necessidade de provocar uma mudança cultural destinada a promover a colaboração entre diversas áreas em conjunto com às habilidades de dados e analytics. Ao liderar iniciativas de inovação e, em última instância, crescimento, os executivos globais concordam com uma coisa: analytics deve ser tratado como uma estratégia de toda a empresa, e não como um esforço isolado que varia de departamento para departamento.

Esse tipo de mudança requer um novo tipo de liderança. Aparentemente, a solução simples seria apenas contratar uma pessoa altamente técnica ou um evangelista de dados para pregar o potencial do Big Data. Mas nem sempre esse é o caso. É preciso ir além da tecnologia. Para muitos profissionais de Dados e Analytics, a forma como se posicionam irá moldar o sucesso futuro dos seus negócios – e definir a sua carreira.

Enquanto a competência técnica é um ponto de partida, o indivíduo certo para assumir este desafio deve ter alguns atributos que as organizações buscam atualmente. É mandatório que esse novo líder seja capaz de navegar com segurança e ter repertório em 3 principais tópicos e práticas:

1)Digital Business Transformation

Dados e Analytics são o coração de uma transformação digital, mas quando as empresas decidem acelerar suas iniciativas digitais, a jornada é complexa e deve ser vista como um esporte de equipe, caso contrário, elas não vão incorporar o Big Data em suas estratégias de negócios. Uma transformação digital não está completa a menos que uma empresa adote Big Data.

2)Customer Experience

Na Era do Big Data, a oportunidade de engajar digitalmente com os clientes nunca foi maior – mas também existe a ameaça de não atender suas expectativas e perder espaço para os concorrentes. Dados e Analytics abre grandes oportunidades para o negócio repensar o valor e a experiência que é entregue aos clientes.

3)Alinhamento TI x Negócio 

Os profissionais de dados estão confortáveis com a agenda de TI: usando tecnologia, sistemas e processos para suportar e transformar operações internas. Para ter sucesso, esses profissionais devem se associar com colegas de negócios para criar e executar modelos de organização entre equipes de negócios e TI.

Foto Blog

 

Paulo Santanaatua como consultor e professor de pós-graduação da FIAP.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.