Pensando em fazer uma movimentação profissional?

Mais alguns conselhos para ajudar a você atingir seus objetivos de carreira

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3:01 pm - 07 de setembro de 2021

Com um olhar bem prático, gostaria de deixar algumas dicas para quem deseja ativamente buscar uma nova oportunidade profissional no mercado.

O passo anterior ao primeiro inicial (passo -1?) é refletir se são mesmo sólidas as razões que te levam a imaginar que uma mudança de empresa é o certo a se buscar.

O ideal é que decisões de longo prazo como esta não estejam veiculadas a problemas pontuais, como uma divergência com o chefe, o não atingimento de uma meta, a dificuldade em uma negociação.

Ou que se baseiem em frustrações não relacionadas ao trabalho, mas que muitas vezes são confundidas como se fossem. Questões que poderiam, de repente, ser melhor atendidas com uma mudança de postura com relação ao relacionamento com a família ou amigos, ou com uma iniciativa acadêmica, ou com a prática de um esporte, ou com a participação em alguma ação filantrópica.

Em outras palavras, vale refletir se é sensato esperar que o trabalho nos complemente totalmente em termos de desenvolvimento intelectual, ou preencha nosso desejo de sermos representativos na sociedade ou permita que tenhamos os relacionamentos sociais ideais e que, ao mesmo tempo, remunere bem, tenha bons benefícios, tenha perspectivas de projeção internacional, etc, etc?

Estando estas reflexões pacificadas, deve-se aí sim, seguir no passo “Zero”.

O passo “Zero” ainda não é prático. Este estágio implica em consolidar a consciência de que mudar de emprego é um projeto que deve ser conduzido ativamente, exige estudo, esforço e ação e, principalmente, entender que é você quem deve ser o protagonista deste empreendimento.

Agora vamos as ações objetivas:

Para encantar um cliente, neste caso, uma empresa contratante, é preciso ter um produto interessante e um discurso cativante. Baseado em sua experiencia profissional, suas características de personalidade, seus anseios e restrições, pergunte-se: Que profissional sou eu? Quais minhas competências? O que posso fazer com alto desempenho? O que eu gostaria de fazer? Esta não é uma tarefa trivial e você pode precisar de algum tempo e mesmo apoio para consolidar esse entendimento.

Depois, monte um discurso para comunicar tudo isso. Ensaie o “pitch”, busque feedbacks para aprimorar seu discurso. Aqui vale uma dica extra: um bom avaliador terá interesse em conhecer sua história profissional para entender sua experiencia em questões técnicas e seu comportamento em situações chave. A informação sobre a paleta de cores de canetas produzidas na empresa fabricante de esferográficas na qual você trabalhou tende a não ser relevante…

Quando estiver pronto para contar sua história, é hora de se conectar com o “mercado”. Um canal sólido e confiável são as empresas de seleção de profissionais. Procure contato com as consultorias especializadas em recrutamento mas lembre-se que tais empresas tem propostas e posicionamentos diferentes. Procure entender quais são as consultorias mais adequadas ao seu perfil. Adicionalmente, para cada uma delas, procure identificar qual consultor potencialmente tem maior afinidade com sua experiencia. Não há absolutamente nenhum problema em buscar um contato direto com este consultor mas não se frustre caso você não receba um retorno imediato.

Uma outra boa prática é elencar as empresas que lhe parecem interessantes e identificar os potenciais decision makers destas companhias. Procure contatá-los. Quando se está trabalhando, transmitir a informação sobre seu desejo de se movimentar pode ser compreensivelmente sensível. Naturalmente é preciso ter cuidado com relação a este aspecto mas, por outro lado, é preciso deixar as pessoas saberem que você tem interesse em uma movimentação.

Não despreze as “conexões fortes” e nem as “conexões fracas”. Cultivar relacionamentos é sempre importante e extrapola aspectos profissionais mas, sobretudo quando o pano de fundo é o desejo de uma movimentação, é recomendável aprimorar seu tempo em eventos, sociais e profissionais, que gerem interações com outras pessoas. Um diálogo com uma pessoa, mesmo que você tenha acabado de conhece-la, pode gerar um insight valioso.

Ter um currículo bem redigido e o perfil atualizado nas mídias sociais profissionais é básico e necessário também.

Em determinados períodos alguns mercados podem estar mais movimentados que outros ou algumas posições podem ser mais demandadas que outras mas, no geral, há uma relação diretamente proporcional entre o momento macroeconômico e o número de posições no mercado. Portanto é preciso manter a serenidade e trabalhar para ter contato com a oportunidade desejada.

*Leonardo de Souza possui mais de 15 anos de experiência nas atividades de Executive Search e de Management Consulting. Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ, possui pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela FGV e MBA na Fundação Dom Cabral com extensão na Kellogg School of Management. Atualmente, é sócio da Boyden.

 

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