Passo 4 de 5: Elevação da cultura digital

Entenda por que criar uma cultura digital é um processo que vai muito além do uso da tecnologia

Author Photo
7:00 am - 17 de agosto de 2021

Cultura é um conjunto de hábitos sociais, normas de comportamento, saberes e conjunto de conhecimentos adquiridos que condicionam a forma de atuar, individual ou coletivamente.

Alguns desses hábitos são forjados e transmitidos formal e propositalmente por meio de treinamentos e atividades deliberadas. Outros nascem pela repetição de atividades e da observação e de exemplos dados pelos líderes, sejam os fundadores ou os executivos da empresa.

Portanto, praticar o walk the talk é tão importante como montar a trilha de cursos a serem dados aos colaboradores.

No que se refere à cultura digital, isto não é diferente.

Mas muitas empresas têm entendido e aplicado o modelo de cultura digital para mostrar aos colaboradores a necessidade de utilizar a tecnologia para realizar seus trabalhos diários.

Considerando que agora “tudo” tem que ser digital, temos que aceitar a tecnologia. Porém, isso não é verdade.

É inegável que a tecnologia é importante, no entanto, é fundamental entender que o equilíbrio entre tecnologia e pessoas é essencial.

“Nenhuma empresa sobreviveria sem tecnologia, nenhuma sociedade existiria sem pessoas.

Não utilizar tecnologia quebraria as empresas hoje, digitalizar e robotizar 100% uma empresa causará o mesmo resultado amanhã.”

Frase do livro Aprenda a criar riqueza sem gerar miséria com a Tecno-Humanização®

Logo, a responsabilidade é ainda maior, porque a tecnologia e a cultura digital são duas das armas mais poderosas que uma organização tem para mudar sua situação e mudar o mundo.

Transmitir que o futuro é digital é perigoso e, sinceramente, em minha opinião, incorreto.

Muito mais que induzir as pessoas a aceitarem que tudo será digital, criar uma cultura digital saudável e humanizada é mostrar o poder da tecnologia, seu impacto e, principalmente, mostrar que ela está para nos servir e não o contrário.

Aqui entra o aspecto que uma cultura digital humanizada coloca toda a organização a pensar como podem utilizar a tecnologia a favor da empresa e da sociedade.

Onde faz e onde não faz sentido a digitalização, onde a sua aplicação é importante e necessária ou não, muito além da viabilidade econômica.

Este processo de aprendizado é fundamental para o futuro e continuidade da empresa e da sociedade, e isto é sim responsabilidade das organizações.

Ter uma visão sistêmica para entender que tudo o que fazemos no dia a dia da empresa (e em nossa vida) tem impacto e somos os únicos responsáveis por isso.

“Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé”

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”

Antoine de Saint-Exupéry

A famosa frase retirada do livro “O pequeno príncipe” mostra que um executivo não pode permitir que sua empresa sofra de Transtorno Dissociativo Corporativo (conceito explicado no livro Aprenda a criar riqueza sem gerar miséria com a Tecno-Humanização®.)

A cultura digital da empresa deve incorporar a responsabilidade de aplicar a tecnologia e não somente em benefício próprio.

Imagem1 1

Marcio Bueno

Tecno-Humanista

Fundador da BE&SK e criador da Tecno-Humanização

www.bensk.net

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.