Passo 4 de 5: Elevação da cultura digital
Entenda por que criar uma cultura digital é um processo que vai muito além do uso da tecnologia
Cultura é um conjunto de hábitos sociais, normas de comportamento, saberes e conjunto de conhecimentos adquiridos que condicionam a forma de atuar, individual ou coletivamente.
Alguns desses hábitos são forjados e transmitidos formal e propositalmente por meio de treinamentos e atividades deliberadas. Outros nascem pela repetição de atividades e da observação e de exemplos dados pelos líderes, sejam os fundadores ou os executivos da empresa.
Portanto, praticar o walk the talk é tão importante como montar a trilha de cursos a serem dados aos colaboradores.
No que se refere à cultura digital, isto não é diferente.
Mas muitas empresas têm entendido e aplicado o modelo de cultura digital para mostrar aos colaboradores a necessidade de utilizar a tecnologia para realizar seus trabalhos diários.
Considerando que agora “tudo” tem que ser digital, temos que aceitar a tecnologia. Porém, isso não é verdade.
É inegável que a tecnologia é importante, no entanto, é fundamental entender que o equilíbrio entre tecnologia e pessoas é essencial.
“Nenhuma empresa sobreviveria sem tecnologia, nenhuma sociedade existiria sem pessoas.
Não utilizar tecnologia quebraria as empresas hoje, digitalizar e robotizar 100% uma empresa causará o mesmo resultado amanhã.”
Frase do livro Aprenda a criar riqueza sem gerar miséria com a Tecno-Humanização®
Logo, a responsabilidade é ainda maior, porque a tecnologia e a cultura digital são duas das armas mais poderosas que uma organização tem para mudar sua situação e mudar o mundo.
Transmitir que o futuro é digital é perigoso e, sinceramente, em minha opinião, incorreto.
Muito mais que induzir as pessoas a aceitarem que tudo será digital, criar uma cultura digital saudável e humanizada é mostrar o poder da tecnologia, seu impacto e, principalmente, mostrar que ela está para nos servir e não o contrário.
Aqui entra o aspecto que uma cultura digital humanizada coloca toda a organização a pensar como podem utilizar a tecnologia a favor da empresa e da sociedade.
Onde faz e onde não faz sentido a digitalização, onde a sua aplicação é importante e necessária ou não, muito além da viabilidade econômica.
Este processo de aprendizado é fundamental para o futuro e continuidade da empresa e da sociedade, e isto é sim responsabilidade das organizações.
Ter uma visão sistêmica para entender que tudo o que fazemos no dia a dia da empresa (e em nossa vida) tem impacto e somos os únicos responsáveis por isso.
“Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé”
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”
Antoine de Saint-Exupéry
A famosa frase retirada do livro “O pequeno príncipe” mostra que um executivo não pode permitir que sua empresa sofra de Transtorno Dissociativo Corporativo (conceito explicado no livro Aprenda a criar riqueza sem gerar miséria com a Tecno-Humanização®.)
A cultura digital da empresa deve incorporar a responsabilidade de aplicar a tecnologia e não somente em benefício próprio.
Marcio Bueno
Tecno-Humanista
Fundador da BE&SK e criador da Tecno-Humanização