Painel do Senado fica congelado por seis dias

Author Photo
9:51 am - 14 de agosto de 2013

O Jornal Estado de São Paulo indicou que por quase uma semana, o plenário do Senado ?congelou? a presença de 64 senadores, abrindo brecha para o abono de faltas parlamentares. A decisão teria sido tomada sem ampla consulta pela senadora Marta Suplicy (PT-SP).

A inverdade que a informação apresentava no painel do senado confirma uma das premissas básicas da segurança da informação: a organização precisa querer ter segurança. Por esta e outras noticias, aparentemente, o Senado Federal, não tem como prioridade a proteção da sua segurança da informação. E vejam bem que há alguns anos ocorreu um dos maiores escândalos de violação de informação: a violação dos dados do painel de votação, quando o Senador Antônio Carlos Magalhães tinha acesso ao voto de cada parlamentar, mesmo quando as votações eram secretas.

Qual a segurança que a organização deseja? Quem deve responder esta questão deve ser o acionista. Ele é quem é por direito o dono e quem sofrerá caso a organização seja prejudicada. No caso do Senado, aparentemente, os senadores não querem muita segurança. Estaria tudo bem, se les fossem os donos do Senado. Eles estão no Senado, mas, o acionista desta organização é o povo. Mesmo que nós, de vez em quando esqueçamos isto. Mas não podemos esquecer.

Qual a segurança da informação que você quer para o painel do Senado Federal. Deposite sua opinião na próxima eleição.

Edison Fontes, CISM, CISA, CRISC, MSc.
Núcleo Consultoria em Segurança
[email protected]

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.