Os Três Estágios Evolutivos da Jornada Digital

Author Photo
9:52 am - 29 de maio de 2018

Estágios Evolutivos

Podemos classificar a evolução da jornada digital das empresas em três estágios distintos:

Colmeia

Digitization (Iniciante)

O primeiro estágio evolutivo rumo à transformação digital concentra-se na melhoria da experiência do cliente e da excelência operacional.

Transformar a experiência do cliente é a principal fonte da proposta de valor e de diferencial competitivo, e aqueles que melhor entenderem as necessidades dos clientes e empregarem essas novas tecnologias de forma a entregarem um resultado que os clientes realmente valoram, garantirá uma posição mais à frente que os seus competidores. Isso de forma momentânea, até que outra experiência altere a percepção de valor do cliente.

A segunda forma de gerar valor é por meio da excelência operacional, as novas tecnologias digitais permitem criar uma verdadeira revolução nas operações e nos processos das empresas. Pense, por exemplo, como a impressora 3D pode impactar o processo de fabricação de bens físicos de forma mais rápida, barata e customizada. Muitas fábricas tradicionais estão em uma corrida digital na chamada indústria 4.0, que pode revolucionar a cadeia de produção ao implantar dispositivos inteligentes de IoT em seu processo produtivo.

Digitalization (Intermediária)

O segundo estágio evolutivo das organizações é gerar novas fontes de receitas por meio de inovações digitais em produtos e serviços. Diferente do estágio anterior, que tinha como objetivo a redução de custo com a melhoria de produtividade e a experiência do cliente, que potencialmente agrega valor à receita existente, aqui o objetivo é criar novas fontes de receita.

  • Digitalizar produtos e serviços: trata-se de inovar na criação de um produto ou serviço na intersecção entre a digitalização da operação com a digitalização da experiência do cliente. Nesse caso, essa combinação deve gerar uma nova fonte de valor e agregar uma nova fonte de receita. Um exemplo de inovação utilizando IoT vem da Rolls Royce, que utiliza centenas de dispositivos conectados em suas turbinas para proporcionar uma melhor experiência do cliente associada à redução de custos e também à venda de novos serviços agregados de manutenção de equipamento, que antes não era possível. Assim, a empresa pode aumentar o seu portfólio de serviços, criando novas fontes de receita para a empresa.
  • Venda de ativos digitais: A Rolls Royce também incrementa sua geração de novas receitas com a venda de dados e algoritmos preditivos, gerados por meio dos seus milhares de sensores ao redor do mundo. Esses novos dados, que antes não eram gerados e armazenados adequadamente, podem revelar valiosos insights para as companhias aéreas, o fabricante do avião e outras inúmeras empresas que estão envolvidas na cadeia da aviação.

Digital Transformation (Avançada)

No terceiro estágio evolutivo, além de gerar novas fontes de receitas por meio de inovações digitais há também a criação de novos modelos de negócios. A combinação desses dois fatores é o que chamamos de transformação digital. Poucas organizações estabelecidas conseguiram, de fato, concluir a sua transformação e tornarem-se empresas digitais. Mudar o modelo de negócios de uma empresa é um processo que não acontece do dia para a noite e quase sempre envolve tomar decisões difíceis entre balancear o modelo atual e o novo. Não há uma receita universal de como concluir essa transformação, pois envolve mudanças profundas de cultura, processos, pessoas e tecnologias.

Podemos observar, no mercado, que empresas estabelecidas que estejam em um processo de transformação muitas vezes optam por lançar uma nova empresa, como se fosse uma startup, para gradualmente substituir o seu modelo de negócios principal. Podemos citar como exemplo o Next, banco 100% digital, lançado pelo Bradesco, que chegou ao mercado com uma proposta inovadora e completamente diferente da proposta de um banco tradicional e conservador como o Bradesco.

Não há um prazo certo para as empresas concluírem esse processo, principalmente se considerarmos as mudanças frequentes que ocorrem no nosso ambiente, seja por causa de novas tecnologias, seja por alguma mudança comportamental dos clientes. Na verdade, a transformação digital não é um ponto de chegada, mas uma jornada de constantes transformações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.