Mais lidas
1

Inovação

Prazo prorrogado! Terminam hoje inscrições no ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Os melhores artigos do primeiro semestre de 2021 sobre suporte técnico

coletânea sobre help desk, service desk e suporte técnico

Roberto Cohen
14:12 pm - 15 de dezembro de 2021

Dezembro é um marasmo cerebral.

Antigamente fazia planejamentos para o ano seguinte. Depois um tempo a gente desiste, pois sabe-se lá o que vem por aí. Exemplo: agora é uma ômicron se transvestindo de monstro e assustando meio mundo. Ou mais.

Daí que aproveito esse período para aprendizado e revisão de conteúdos que negligenciei.

Esse é meu presente de Natal para vocês.

Os melhores artigos do primeiro semestre

Realizamos uma eleição no escritório nestes primeiros 15 dias sobre nossos melhores artigos de 2021.

Dividimos em quatro categorias e em 2 artigos, um hoje, outro semana que vem.

“Bora lá”, como diria meu amigo Fernando Baldin, agredindo a nossa querida língua portuguesa. O que diria sua mamis sobre isso, rapaz?

Comportamentos do gestor

  • A coisa mais importante para lembrar é que a coisa mais importante é a coisa mais importante – gestores perdem o foco no dia a dia sobre o que é mais importante fazer.
  • Um passo pra frente, dois pra trás – fim da carreira de gestor – alerta sobre um erro comum cometido pelos novos gestores de suporte que, cheios de vontade para acertar, erram.
  • Mais uma p* duma reunião?! – Peter Drucker dizia que as reuniões deveriam ser a exceção e não a regra. Mas não é bem isso que assistimos nos centros de suporte.

Atualidades

  • O Homem é a medida do Universo ou… Porrada no negro! – Djamila Ribeiro descortina os bastidores da sociedade e surpreende-nos com nossos comportamentos condicionados.
  • Os hackers, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá? – a LGPD chegou, mas não parece preocupar órgãos governamentais e privados sobre os aspectos de punição.
  • Gigantes de tecnologia marcham na contramão do Home Office – por que os grandes da tecnologia constroem mais escritórios quando tudo aponta para o Home Office?
  • OcoMon é como Godzilla: nunca morre e sempre forte! – e não é que ele voltou? Mais lindo do que nunca, uma alternativa gratuita para o seu Service Desk.

Técnicas Gerenciais

  • A mediocridade das métricas – as métricas não devem ficar limitadas ao próprio “umbigo” do departamento, mas se amplificarem para uma visão mais holística.
  • Funcionários satisfeitos realmente oferecem melhor atendimento ao cliente? – bem-estar é ponto fundamental, mas só isso não adianta pra prestar um atendimento melhor.
  • A viagem do colaborador fagedênico – o que fazer com o funcionário que corrói e danifica rapidamente os “tecidos corporativos” do seu departamento?
  • O gigantesco hiato entre nosso desejo e a realidade – leituras de obras internacionais nos maravilham com ideias, mas o contexto brasileiro põe freio a suas implementações.
  • O seu técnico de suporte não entende o papel dele? – xingando o técnico por deixar o chamado pendente na fila de atendimento? Hummm, talvez o problema seja você, gestor.
  • Como lidar com a fila de atendimento do Help Desk/Service Desk – vale a pena automatizar a distribuição? Aliás, isso é possível sem produzir novos problemas?
  • Não precisamos de outro herói, nem sequer de um – torcemos por um profissional que resolva os problemas, mas tal dependência pode ser frustrante e gerar dependência.
  • Queremos um super-herói!! – minha experiência na implantação de um ERP me fez sonhar com um super-herói do outro lado do atendimento e não alguém que “faz a sua parte”.
  • A nobre e boa produtividade – história: como a produtividade estatelou-se no chão com a implantação da tecnologia das empresas. Ué, não deveria ser o contrário?
  • Futebol e Help Desk – quando ficam bons, vão embora – não treino meus técnicos: ficam bons e vão embora. O gestor induz um pacto de mediocridade e se lamenta da má qualidade.

Gamification

  • Gamification bacaninha – implantar um projeto para surfar a “onda” é algo caro e gera resultados diferentes dos desejados. Melhor é criar algo sério e científico.

Conclusão

É isso, pessoal.

Semana que vem tem o segundo semestre de artigos de 2021.

?

Abrazon

El CO

Em alta

Inovação

Prazo prorrogado! Terminam hoje inscrições no ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados