Os desafios remanescentes da transformação digital

No meio de tantas mudanças, os métodos e modelos de trabalho ao qual estávamos acostumados passaram por alterações extremamente significativas

Author Photo
10:00 am - 22 de julho de 2022
transformação digital, aplicações

Quem acompanha as notícias do universo corporativo sabe que ele foi palco de diversas transformações nos últimos anos, influenciadas principalmente pela pandemia de covid-19 que trouxe várias novidades para as rotinas das empresas.  Dentre elas, destaca-se a transição quase que obrigatória para o home office, o trabalho híbrido, lideranças mais humanizadas e o uso de softwares, ferramentas e outras tecnologias que chegaram para facilitar processos, permitir a sobrevivência dos negócios nos novos tempos e entregar com mais assertividade aquilo que os consumidores desejam.

No meio de tantas mudanças, os métodos e modelos de trabalho ao qual estávamos acostumados passaram por alterações extremamente significativas e que devem permanecer por bastante tempo, sendo que a principal delas foi a busca cada vez maior das organizações por inovação e profissionais capazes de trazê-la para dentro de casa e aplicá-la o mais rápido e efetivamente possível.

De acordo com pesquisa da International Data Corporation (IDC), companhia líder em inteligência de mercado, as previsões indicam que a área de tecnologia da informação e telecom deve crescer 10,6% e 4%, respectivamente, nos próximos anos, resultando em um avanço muito significativo para o setor.

Porém, é importante ressaltar que, mesmo que muitos dos desafios que surgiram a partir da necessidade de fazer a transformação digital já estejam sendo solucionados pelas empresas, há ainda uma série de problemas e dificuldades que elas estão enfrentando na tentativa de se reinventar e alavancar os negócios.

A começar pela mão de obra qualificada. Segundo estudo do Gartner, empresa de consultoria, a falta dela é um dos principais impasses para que as corporações adotem a transformação digital de maneira efetiva. E não há indícios de que esse empecilho será solucionado num futuro próximo De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) até 2025 o Brasil abrirá aproximadamente 797 mil novos postos na área, o que mostra que a demanda por profissionais aptos só tende a se intensificar.

Outro obstáculo encarado pelas instituições é a falta de um processo de inovação estruturado, que geralmente resulta de uma dificuldade que os próprios líderes, gestores e C-levels têm de entender o que é o seu negócio e quais os seus objetivos. Isso porque sem ter tudo isso bem definido, fica difícil elaborar e seguir um planejamento que realmente faça sentido e dialogue com as metas e possibilidades da companhia.

Por último, mas não menos importante, percebo que há ainda um déficit de conhecimento das novas tecnologias e tudo que podem agregar internamente por parte das organizações, que acontece principalmente pela complexidade de acompanhar o rápido lançamento de softwares e ferramentas no mercado, como Analytics, IA, cloud, machine learning e cyber security.

É importante lembrar que ainda estamos passando por esse processo de digitalização das empresas, portanto é normal que elas se deparem com contratempos ao tentar adotá-la. Mas não podemos deixar que isso acabe desanimando e desincentivando as organizações de seguir por essa jornada de inovação, que certamente trará muitos resultados positivos.

*Gustavo Caetano é fundador da Sambatech e Samba Digital

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.