Open Innovation (Inovação Aberta)

Author Photo
5:27 pm - 25 de janeiro de 2018

Vamos iniciar falando de Henry Chesbrough [1], um ehttps://itforum.com.br/wp-content/uploads/2018/07/shutterstock_528397474.webpso das organizações, pesquisador e professor, conhecido por cunhar o termo “Open Innovation”(Teoria da Inovação aberta). Chesbrough analisou o modelo de gestão da inovação utilizado nas empresas americanas ao longo do séc. XX e percebeu que era bastante fechado no que se refere ao surgimento das ideias e sua aplicação no mercado.

Neste modelo, detectou duas premissas fundamentais [2]:

  • “nós detemos os melhores talentos e, portanto, nossas ideias são melhores que a dos demais”;
  • “se nós inventamos, ninguém melhor do que nós para comercializar”.

Essas premissas começam a ruir a partir do momento que as empresas passam por alterações sociais profundas na disseminação do conhecimento, bem como na divisão do trabalho para a inovação.

As organizações precisam olhar para fora em busca de novos caminhos para geração de inovação ao invés de depender inteiramente de seus departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Elas precisam colaborar, comprar ou licenciar processos ou invenções (patentes, propriedade intelectual) de outras companhias, organizações ou instituições [3].

Vamos falar especificamente desta transferência de tecnologia em outros posts.

Bem, nesse novo paradigma (Open Innovation), no qual o ambiente externo pode e deve ser considerado pelas estratégias de inovação, os departamentos de P&D internos deixarão de ser a única fonte de inovação para as organizações.

  • Em termos de processo, a inovação aberta abrange o gerenciamento e a acumulação de ideias, conhecimentos, licenças, propriedade intelectual, patentes e invenções.
  • Em termos de inovação, pode-se considerar inovação pelo usuário, inovação de marketing, inovação cumulativa e inovação distribuída.

A teoria de inovação aberta corresponde a uma série de abordagens de inovação cujo elemento base é a inovação feita além dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento das organizações.

No Brasil, alguns cases de sucesso em termos de inovação aberta, são:

  • FIAT
  • Telefônica/VIVO
  • Tecnisa
  • Movimento Minas
  • Centro Maker
  • Unilever
  • Movimento 100 Open Startups [3].

Até o próximo Post,

Zaidan

Fontes:

[1] Henry Chesbrough. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Chesbrough>. Acesso em: 25 jan. 2018.

[2] Inovação Aberta: Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Inova%C3%A7%C3%A3o_aberta#Empresas_e_projetos_que_fazem_Open_Innovation_no_Brasil>. Acesso em: 25 jan. 2018.

[3] Open Innovation. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Open_innovation>. Acesso em: 25 jan. 2018.

[4] Open Innovatoin Commutiny. Disponível em: <http://openinnovation.net/category/henry-chesbrough/>. Acesso em: 25 jan. 2018.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.