O mundo é dos serviços

Author Photo
11:15 am - 16 de dezembro de 2015
A Ford Motors vai investir nos próximos anos US$ 4.5 bi num novo projeto. Não se trata de um novo carro, mas de uma empresa própria de serviços de transporte particular. Pode parecer loucura, mas faz todo sentido. O maior concorrente da Ford, hoje, não é a GM nem a Toyota, mas o Uber, o Lyft e outras empresas prestadoras de serviços semelhante. Pessoas nas grandes cidades em todo o mundo estão cansadas do stress de dirigir e de arcar com o custo total de propriedade dos seus carros e deixam de trocá-los por novos modelos. Preferem usar transporte público ou serviços de alta qualidade e de preços competitivos, como o Uber. O fenômeno dos serviços chega finalmente à indústria automobilística, uma das mais conservadoras do mundo.

O nosso segmento de TI, sempre inovador, oferece faz muitos anos, serviços variados a seus clientes. O processo acelerou-se com a crescente utilização de serviços na nuvem pública. 

As duas tecnologias mais inovadoras e disruptivas hoje, que são cloud (serviços na nuvem) e IoT (Internet das Coisas), são fortemente sustentadas pelos serviços.

Tive a oportunidade de participar do mais importante evento de IoT do mundo: O Cisco IoT World Forum em Dubai. A mensagem principal, citada repetidas vezes, foi de que não basta conectar coisas, pessoas, dados e processos. Temos que oferecer serviços de valor através dessas conexões. Todo o evento foi baseado em aplicativos para segurança pública, transporte público e privado, iluminação pública, saúde, controle de semáforos, distribuição de água, luz e gás e muitos outros segmentos. Esses aplicativos, analisando dados enviados por sensores com ferramentas de Big Data, BI e Analytics, trazem muito valor para os gestores e os usuários desses serviços, tornando-os mais eficientes e eficazes.

As aplicações na nuvem já nascem como serviço e os fabricantes dessas soluções, cada vez mais, incentivam seus canais à especialização em verticais como as acima citadas e ao desenvolvimento/revenda de aplicativos.

A história se repete: 15 anos atrás pedimos aos canais de TI que parassem de vender produtos de TI e vendessem soluções. Hoje pedimos que parem de vender soluções e vendam serviços. 


 
Sergio Basilio é Diretor de Estratégia e Soluções de Cloud para a América Latina e responsável pela estratégia global de IoT da Westcon-Comstor.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.