O “Mosca Branca” de TI

Quando falamos em Tecnologia da Informação, nos deparamos com inúmeros perfis raros de se encontrar. Quem são os “mosca branca” de TI?

Author Photo
8:57 am - 23 de outubro de 2019
O Mosca Branca de TI

O termo “mosca branca” é usado para se referir a algo difícil de ser achado, ou seja, profissões mosca branca são aquelas que a empresa enxerga a tarefa de encontrar, recrutar e manter profissionais para suas vagas como desafios fora do normal.

Desse modo, pode-se dizer que o total de profissionais disponíveis dessa profissão ou cargo específico no mercado não atende à demanda por suas atividades, conhecimentos e expertise.

Sendo assim, pode-se dizer que a formação de profissões mosca branca é influenciada diretamente pela Lei da Oferta e da Demanda, ou seja, quanto mais busca o mercado tiver do profissional e um perfil específico, menos gente haverá disponível. Com isso, o custo desses colaboradores também aumenta, uma vez que sua exclusividade os torna valiosos e cobiçados pela concorrência.

Além disso, existe todo um trabalho das empresas para atrair e reter esse profissional.

E quando falamos em Tecnologia da Informação, nos deparamos com inúmeros perfis raros de se encontrar e motivo, também, é que o Brasil não forma profissionais na mesma velocidade que as demandas.

Dentro dessa área, não é simples destacar quais os profissionais mais raros, afinal, as mudanças são rápidas e constantes. No entanto, fazendo um paralelo com o atual momento e as demandas mais recorrentes, podemos destacar os seguintes perfis:

O DevOps

O objetivo principal dessa função é estar envolvido com a construção do software do início ao fim, padronizar o ambiente de desenvolvimento. É uma pessoa que desenvolve e coloca o sistema no ar.

Antigamente, os times eram separados e, agora, esse papel é unificando, trazendo qualidade e agilidade. Mais de que uma mudança estrutural, esse é um movimento cultural e colaborativo que resulta na otimização dos produtos, fomenta a comunicação, automatiza os processos, deixando-os menos engessados e menos suscetíveis a erros.

Big Data e Analytics

Esse profissional é raro pois, além de todo conhecimento analítico, ele tem que ter um perfil bastante estratégico, conseguindo analisar, interpretar e desenhar um plano de ação para o negócio.

Além disso, o perfil proativo, criativo, dinâmico e a comunicação são características relevantes para essa posição.

Desenvolvedor Fullstack

Esse profissional é o mais “completo” da categoria dos desenvolvedores, pois atua tanto com front end como com o back end e se envolve em todos os processos de desenvolvimento e interface com a experiência do usuário. Além disso, é um profissional que consegue encontrar alternativas de resoluções dos problemas mais complexos e tem capacidade de entender os impactos para o negócio.

Como se destacar?

O universo de TI é imenso para todos os temas e o assuntos, portanto, a mensagem que deixo é que o profissional de TI aproveite o momento para mergulhar de cabeça nas especializações, sem deixar de lado o investimento nas soft skills e capacidades estratégicas para o negócio, valorizando, assim, cada vez mais o seu passe e se tornando profissionais cada vez mais qualificados e completos.

*Por Débora Ribeiro, especialista de recrutamento para a área de Tecnologia da Informação da Robert Half

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.