IT Fórum
HIT
Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia
FórunsColunasLiderançaCarreiraNegóciosTendênciasEstudosVídeosPodcastsEspeciais
TrendingTrending Topics NotíciasColunas
Breakouts Series
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistas
Nao percaNão perca: Materiais para downloadEstudosRevistas
Mais lidas
1

Com R$ 100 milhões dedicados, RD Station mira aquisição de novas empresas

por Carla matsu

2

Quality Nextech anuncia mais de 120 vagas em TI

por Redação

3

Primeiro satélite totalmente produzido no Brasil entra em órbita no dia 28

por Redação

Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia

IT Forum IT Forum

Assuntos em altaCarreiraNegóciosTendências
Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia
Conheça os Fóruns HIT
FórunsColunasLiderançaCarreiraNegóciosTendênciasEstudosVídeosPodcastsEspeciais

Inscreva-se na nossa newsletter

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

*Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

O ganho de escala e os desafios para os empreendedores digitais

Crescer rápido é um dos maiores desafios das startups, principalmente as ligadas ao B2C.

Por  Almir Neves

20:15 - 16 de maio de 2019
Compartilhar

Recentemente estava em São Paulo, me locomovendo pelas ruas desta metrópole dentro de um carro conduzido por um motorista de aplicativo. E nesse curto trajeto, de cerca de 25 minutos, decidi passar o tempo contando as motos que passavam e que também estavam ligadas a Uber Eats, Rappi, ifood, James entre outros. No total, durante esse período, contei 23 motocicletas ou seja quase uma por minuto.

Volto uma semana no tempo e lembro do mesmo exercício que fiz com as bicicletas e patinetes compartilhadas, aqui então a conta foi muito superior e avistei centenas em poucos minutos.

Dentro dessas categorias, o crescimento acelerado é quase um imperativo para se manter vivo. A Yellow é um desses exemplos, que inclusive  já barrou a chegada de players chineses, a briga no “moto entrega” já vitimou a Glovo, que resolveu sair do país e a briga entre os carros de aplicativo tem se concentrado entre Uber e 99.

Sou um entusiasta do mundo do software como serviço, conhecido como SaaS, principalmente por esse potencial de crescimento, muitas vezes global, que a tecnologia permite alcançar. O mundo está literalmente a um clique de distância.

Mas também no universo SaaS, o crescimento acelerado parece se tornou um imperativo de diferenciação e defesa de território. Captar rodadas de investimento cada vez maiores para continuar expandindo sua base de clientes, aumentar seus canais de aquisição e sonhar com mercados internacionais, está virando uma regra que nem sempre é saudável.

Crescer sem ter um bom produto, um claro ‘market fit’ e sem garantias financeiras para cobrir um alto ‘burn rate’ pode ser o fim de um sonho empreendedor, resultando no fim da sua empresa.

É preciso ter muita atenção a sede do crescimento a qualquer custo, mas no entanto eu também acredito que no mercado como um todo sempre teremos apenas dois ou três grandes players operando. Veja o case de Google, Facebook, LinkedIn, Twitter, Microsoft, Apple, AWS e outros tantos gigantes da tecnologia que sempre acabam competindo com pouquíssimas empresas.

Quando e o quão rápido crescer é o segredo para o sucesso de seu empreendimento digital!

Previous Post
As mais lidas
1

Com R$ 100 milhões dedicados, RD Station mira aquisição de novas empresas

por Carla matsu

2

Quality Nextech anuncia mais de 120 vagas em TI

por Redação

3

Primeiro satélite totalmente produzido no Brasil entra em órbita no dia 28

por Redação

Load more
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistas
Política de Privacidade Termos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e, ao continuar você concorda com estas condições.OkPolitica de Privacidade