Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Conheça os Fóruns

O ecossistema brasileiro de startups no Brazil Digital Report

Sempre falamos da importância de termos dados do StartupBase para ganharmos visibilidade para o ecossistema. E agora ele nos levou para o novo report

Por  ABStartups

06:00 - 16 de abril de 2019
Compartilhar

Mais que apenas um banco de dados, o StartupBase é hoje uma importante fonte de informação sobre o ecossistema de startups no Brasil. Utilizado pela imprensa, stakeholders e instituições de todo país para buscar referências de startups em tempo real, o Base conta hoje com um dashboard com dados atualizados sobre: idade das startups, ranking de cidades, mercado e público alvo, entre outros.

Na mesma semana que atingimos uma importante meta para o banco de dados – após as parcerias com a aceleradora Darwin Startups e com o CrunchBase que contribuíram com informações para o  mapeamento (saiba mais aqui). atingimos o número de 12.000 startups mapeadas – um report global foi lançado com dados sobre o Brasil, utilizando nossos dados. Saiba mais!

O mundo de olho no Brasil

Recentemente, a Mckinsey, reconhecida como líder mundial no mercado de consultoria empresarial lançou um report sobre a economia digital brasileira, incluindo indicadores macroeconômicos, tendências da Internet, fatos sobre investimentos e dados sobre o panorama geral de empreendedorismo e inovação.

O Brazil Digital Report, desenvolvido em colaboração com o Brasil no Vale do Silício, apresenta informações sobre o mercado brasileiro em quatro aspectos:

  • Macro Economias
  • Perspectiva Digital
  • Ecossistema Empreendedor
  • Estudos Setorizados

Utilizando como fontes principais o StartupBase e os dados lançados na Radiografia do Ecossistema de Startups, o report global apresenta uma ampla visão do ecossistema brasileiro, nossa economia e dados digitais. Confira alguns insights do relatório:

 

→ Macro Economias

Economia brasileira está melhorando. O país está em ponto de inflexão econômica, com o retorno de crescimento do PIB, alta confiança do consumidor na indústria, menor inflação e taxas de juros das últimas décadas e Bovespa em alta.

→ Perspectiva Digital

O consumidor brasileiro já está pronto para o mundo digital. Dois em cada três brasileiros tem acesso a internet. Desses passam mais de 9 horas por dia conectados (taxa que está entre as mais altas do mundo). Por número de usuários, o Brasil se classifica em 2º ou 3º lugar no mundo no uso de redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp, Youtube, entre outros.

→ Ecossistema Empreendedor

O ecossistema de startups no Brasil está crescendo em ritmo acelerado. Com mais de 12.000 startups mapeadas,  46% das quais com menos de dois anos de idade – e 30.000 empregos. Os investimentos em capital de risco no Brasil somaram US $ 1,3 bilhão em 2018 (contra US $ 859 milhões em 2017) e representam 66% de todos os investimentos na América Latina.

→ Deep Dives (estudos setorizados)

Os clientes bancários brasileiros se tornaram digitais. Mais da metade são ativos online ou usuários móveis, e mais da metade das transações bancárias são eletrônicas.

O setor de serviços financeiros continua sendo atraente no Brasil. Com ativos crescendo mais rapidamente do que o PIB, a inadimplência controlada, a redução no custo para a receita, o crescimento constante do lucro e o ROE de 14%

Onde encontrar informações?

Para acessar o Brazil Digital Report completo, acesse aqui. O report da Mckinsey é um dos relatórios importantes sobre o panorama econômico e empreendedor no Brasil. Além dele, outras instituições têm trabalhado para trazer reports e informações de qualidade sobre o setor.

Na Abstartups para o ano de 2019 está previsto o lançamento de pelo menos 30 mapeamentos. Entre pesquisas de comunidades, atualização de reports por verticais e atualizações no StartupBase.

Para acompanhar tudo, acompanhe nossa página e redes sociais.

 

Load more