O admirável mundo (não tão) novo do software

Author Photo
7:30 pm - 27 de setembro de 2017
ENIAC girls

A transformação digital, que a grande maioria das empresas hoje busca, é influenciada pelo uso de  tecnologias disruptivas como IoT, Inteligência Artificial, computação cognitiva, Big Data, Business Intelligence, nuvem pública, SDN, SD-WAN, … Essas tecnologias são na verdade, em sua grande maioria, softwares. Rodam em plataformas de hardware cada vez mais velozes, mas não são nada além do que poderosos e complexos programas. Algumas das tecnologias citadas como IoT e Inteligência Artificial pressupõem o uso de protocolos de comunicação específicos, que são implementados por chips e muito software, e sensores cada vez menores mas inúteis sem programas que transformam suas saídas digitais em informações que disparam processos. Todas as demais são puro software.

A história do surgimento da  programação digital é tão antiga e rica quanto a dos computadores digitais, que remontam ao ENIAC, terminado em 1946 na Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos e que mudou a história do mundo para sempre.

Um pouco antes do término da montagem do hardware, que ocupava 270 metros quadrados e pesava 27 toneladas, os engenheiros se depararam com uma questão: o que fazer com esta geringonça? Não havia o conceito de programação, nem existiam, consequentemente, programadores, muito menos Linguagens de Programação. Para enfrentar esse desafio os gestores do Projeto ENIAC decidiram usar as habilidades dos seres mais intuitivos que existem no mundo: as mulheres!

Seis jovens matemáticas da Universidade da Pensilvânia que trabalhavam nos cálculos de trajetória de projéteis de artilharia foram convocadas para iniciar a tarefa que nunca havia sido feita: programar um computador digital. E elas o fizeram com inigualável competência! As heroínas chamavam-se Kay McNulty, Marlyn Wescoff, Fran Bilas, Betty Jennings, Betty Snyder e Ruth Lichterman.

Com dedicação, inteligência e muita paciência elas definiram as fundações das chamadas linguagens de máquina, como o Assembler, e das linguagens de programação como Cobol, Java, C, Fortran, etc.

Betty Snyder, que depois de casada passou a ser Betty Holberton, foi um destaque entre as moças do ENIAC, pois foi por muitos anos a mais talentosa programadora do grupo, além de ter participado ativamente do projeto do primeiro computador comercial do mundo, o UNIVAC, e ter contribuído para o desenvolvimento do COBOL, a primeira linguagem de programação de alto nível da história.

A contribuição das ENIAC girls no desenvolvimento da ciência da computação só foi reconhecida décadas depois, com o resgate desta incrível história. Elas não serão mais esquecidas. 

 

Sergio Basilio é Diretor Comercial da Westcon Brasil

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.