Novo Ford KA chega trazendo tecnologias de carros grandes e inéditas

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6:17 pm - 09 de agosto de 2014
O novo KA chegou de vez agora. Foi iniciada a produção e em
setembro ele estará disponível para os consumidores. De maneira análoga ao
lançamento do Ecosport o novo KA foi sendo revelado aos poucos. Pude estar
presente em algumas destas etapas a as registrei compartilhando com meus
leitores:

Ford mostra carro conceito que quebra padrões de mercado
Nesta ocasião a Ford exibiu o modelo em escala real do veículo, sua parte
externa, características de projeto, design, aerodinâmica. Ainda não havia
interior nem motorização, mas o novo KA no formato hatch ganhou forma pela
primeira vez. Semanas depois o KA+, versão sedan também foi apresentado de
forma análoga

Nova fábrica controlada por WiFi produz motor inédito no Brasil
Foi inaugurada oficialmente a nova fábrica de motores criada em Camaçari para
produzir o novo e moderno motor de 3 cilindros 1.0 litro que viria a ocupar o
novo KA. Características importantes do projeto do motor foram apresentadas,
bem como os processos de produção, validação e testes de qualidade.

FordKA01
figura 01 – verificação de funcionamento dos
motores e controle de qualidade
A tecnologia por trás da eficiência energética dos veículos
Você conhece bem o PBEV (programa brasileiro de etiquetagem veicular)? Eu mal conhecia
e aprendi muito nesta ocasião tendo ciência de como são feitos os testes de medição
de consumo de combustível, emissão de gases, etc. São processos bem engenhosos
e interessantes. Na ocasião a Ford apresentou os números oficiais de consumo do
novo KA usando esta metodologia e posicionando o novo carro como o mais
econômico de sua categoria e até mesmo mais que veículos ainda menores e mais
leves.
FordKA02
figura 02 – economia de combustível é essencial
para evitar desperdícios
Sistema inédito em carro pode salvar sua vida, mesmo inconsciente
Por fim foi revelado um sistema de segurança inédito no Brasil que realiza uma
chamada de emergência para pedir socorro para o SAMU no caso de colisão ou acidente
que provoque a deflagração do airbag ou corte do sistema de combustível. De
série nas duas versões superiores do KA e opcional na versão de entrada
inaugura no Brasil esta tecnologia que será aos poucos incorporada nos outros
carros da empresa ao longo dos próximos meses. Destaque deve ser dada à
estratégia da Ford de lançar este avançado inédito sistema em seu carro de
entrada aqui no Brasil.

Com esta estratégia de revelar aos poucos o futuro carro a Ford amenizou
ansiedades, é verdade, mas correu um risco de ao lançar o carro não haver mais
o fator surpresa. Mas no meu caso aconteceu algo diferente. Conhecendo os “pedaços”
apresentados o nível de expectativa pelo produto final foi aumentando. Raras
vezes ao ver um novo carro você tem os olhos tão aguçados para olhar muitos
detalhes e ver como tudo isso se integrou no produto final. Ao ser convidado
para fazer este test-drive tive isso em mente. Quis conferir cada novidade
antecipadamente divulgada e ver como ficou “o todo”, o produto final.

É  isso que vou mostrar a partir de
agora. Sempre na minha visão própria de profissional de tecnologia da informação
que tem grande paixão por carros, mas antes de tudo com uma visão de consumidor
final do produto automóvel, sem grandes tecnicismos e jargões da indústria automobilística.

FordKA03
figura 03 – Novo KA hatch visão frontal
FordKA04
figura 04 – Novo KA hatch lateral traseira

 
FordKA05
figura 05 – Novo KA + sedan visão lateral
As características do novo KA foram bastante exploradas em
meus artigos anteriores. Por isso vale um resumo das principais características
antes de falar do test-drive propriamente dito. Ele vem de série com
ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas
elétricas com controle remoto, rádio MyConnection Gen.3 com MyFord Dock, airbag
duplo, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em
curvas (CBC).

Além disso, oferecem opcionais exclusivos no segmento, como
controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de
partida em rampas (HLA) e sistema de conectividade SYNC Media System com
comando de voz e dois recursos pioneiros no Brasil: a Assistência de Emergência
e o sistema AppLink para acesso a aplicativos do celular


FordKA06

figura 06 – Novo KA – características principais
em destaque
O vídeo abaixo fala mais do KA e introduz o que veio a ser o test-drive.

Conhecendo de verdade o novo KA 1.0 – o
test drive

Coube a mim um KA hatch com motorização 1.0 modelo SEL (topo de linha). Não por
acaso porque era exatamente o que eu queria testar.

Dividi o carro com Renato Rossi experiente jornalista da mídia automotiva do Rio Grande do Sul, dono de
sensibilidade apurada e grande conhecimento técnico. Trocamos muitas
informações durante o teste, cada um com sua perspectiva. Foi muito rico.

O trecho definido era de cerca de 100 Km dividido em três etapas. Havia
estrada, cidade, rua de paralelepípedo, lombadas (cidade e estrada), buraco,
estrada de terra e até local com “crateras” na pista (choveu um bocado por aqui
estes dias).


FordKA07

figura 07 – 41 carros a postos para o início do
test-drive
 
Feliz proprietário que fui de um KA Image ano 2000, motor
Ztec Rocam, na sua época o mais potente 1.0 litro do mercado (com 65 cavalos), eu
tinha uma sólida base para comparação. Afinal o velho e bom KA fora meu carro
do dia a dia por quatros anos (1999 a 2003). Baseado nisso advém meu primeiro
comentário. O novo KA não se parece com um carro 1.0 como aqueles que você
leitor já pode ter utilizado. Obviamente ele não tem a ferocidade (e
velocidade) de um motor Ecoboost 2.0, mas definitivamente coloca a categoria
1.0 em novo patamar.

Acrescentando mais “cor em minha tela”, nas várias lombadas que tivemos que
suplantar eu jamais precisei usar a primeira marcha, mesmo que praticamente
parasse o carro nos obstáculos. Isso é para mim muito importante, pois é fator
de conforto na condução nas ruas das cidades (não ter que trocar marchas à
toa). Fruto de uma boa porção de torque (mas não todo ele) em rotações baixas
do motor. Novidade também é o sistema para auxílio de partida em rampas
(opcional) que segura o carro por até 3 segundos ajudando na manobra de iniciar
a condução em aclives, presente em outros produtos da Ford.

A direção elétrica é de grande precisão e conforto. Meu carro atual tem o mesmo
equipamento, mas trata-se de um carro um ou dois segmentos acima do novo KA
(Honda Fit). O que percebi foi o equilíbrio entre maciez, leveza e precisão.
Direção “manteiga” deixa o carro inseguro em velocidades altas. A calibragem
desta direção está no ponto certo. Precisa e leve ao mesmo tempo.

O interior do novo KA é refinado. Tem o painel bastante integrado ao design de
toda a parte interna e tem boa ergonomia. Os materiais são bem cuidados. É bonito
o plástico fresado usado nas laterais e na parte superior da console, mas um
tanto simples. Entendo que processos de produção dever ser otimizados e isso
leve a algumas simplificações. Por outro lado desde a versão básica o novo KA tem
recurso de comunicação com Blutooth para sincronização com smartphone (não é
opcional). Já o sistema SYNC pode estar presente (opcional) e como outros
carros da Ford há uma multiplicidade de funções, incluindo comando por voz.

Há porta objetos em muitas localidades e de muitas utilidades. Por exemplo logo
abaixo dos comandos do ar condicionado há uma bandeja plástica para colocar
carteira, telefone, etc. feita de um plástico emborrachado que impede que o que
for guardado ali escorregue. No console central há diversos nichos para
garrafas, latas ou copos. Isso só para falar de alguns, são mais de 20 porta objetos
espalhados pelo interior.


FordKA08

figura 08 – interior do novo KA – hatch
Nos carros sem o sistema SYNC há no painel um porta objetos
especial chamado de MyFordDock. Este serve para segurar um smartphone ou
navegador GPS de maneira prática e segura, sem improvisos, sem grudar suportes
no vidro. E ainda tem entrada USB para energizar o dispositivo.


FordKA09

figura 09 – 41 interior do novo KA – destaque para
vários porta objetos
O motor de 3 cilindros é a grande novidade. Sua força aparece
com mais vigor perto das 2700 a 3000 rotações. Nesta faixa algo acontece que
parece que o motor ganha fôlego extra e passa a desenvolver mais plenamente sua
potência. A propósito, e não por acaso que ao acionar no ótimo computador de
bordo o modo ECO (economia) por volta desta rotação faz surgir um aviso no
painel indicando ser o momento mais apropriado para a troca de marcha, visando
a condução mais econômica possível.


FordKA10

figura 10 – novo motor 1.0 litro de 3 cilindros
– 85 cavalos
 
Realmente gostei muito do computador de bordo. Mas não
gostei dele não ser oferecido desde a versão mais simples. Para mim todos os
carros deveriam ter este precioso recurso de apoio. Como o modelo testado foi o
SEL, havia este valioso recurso. É bem pensado, bem resolvido e prático. No meu
carro atual o botão para alternar as páginas do computador fica no meio do
painel enquanto no novo KA está no local mais intuitivo e prático que é na
lateral da alavanca junto à direção. Os totalizadores (Km/l médio, Km/l
instantâneo, autonomia, velocidade médias e distância percorrida) podem ser
zerados todos de uma só vez ou item a item (não tinha visto isso antes).

Durante o trecho que eu dirigi o novo KA, estrada mais cidade ele obteve o
consumo médio de 11,4 Km/l usando etanol, um índice muito interessante e que condiz
com os números previamente divulgados pela Ford. O modo ECO também é ativado em
uma das páginas do computador de bordo auxiliando o motorista realizar sua
condução da forma mais econômica possível.

Ainda me coube um novo trecho, parte da estrada de acesso ao hotel, uma estrada
de terra de cerca de 10 Km (que pode ser vista na foto abaixo). Sempre dirijo
com grande cautela, ainda mais quando o carro não é meu. Como este trecho da
estrada estava praticamente deserta tive a ideia de testar o ABS do carro. ABS
são todos iguais, certo? Não tenho certeza disso. E por se tratar de um carro
de entrada, tinha que comprovar sua eficiência. Em trecho reto, com boa
visibilidade, mas cujo solo era composto de terra ou areia, andando a cerca de 45
Km/h eu pressionei de uma só vez o pedal do freio, simulando uma freada de
emergência, como se um garotinho de 9 anos de idade tivesse cruzado a estrada
atrás de uma bola (cena essa aliás extremamente comum). Apesar do solo ser
heterogêneo pude ouvir um barulho parecido com “bombadas” (atuação nas rodas
controlando a frenagem) e o KA parou em linha reta sem se desviar um único
centímetro da trajetória. ABS foi mais do que aprovado. Repeti o processo mais
um ou duas vezes, com o mesmo resultado. O carro pode ser de entrada, mas o ABS
é eficiente com todos devem ser. Precisava conferir.


FordKA11

figura 11 – Junto na novo KA na estrada de
terra
Na sequência, a poucos quilômetros do hotel eu me lembrei que a versão SEL do
novo KA tem controle de estabilidade. Jamais poderia testar este recurso, mas
em uma estrada de terra, escorregadia e em velocidade relativamente baixa…
por que não? Sem abusar da velocidade eu provoquei o volante na entrada da
curva e acelerei. Não sei explicar o que senti, mas percebi que a frente do
carro direcionou-se para a trajetória da curva de uma maneira que “não fui eu que fiz isso”. Foi algo bem
sutil, talvez não perceptível para outras pessoas. Mas eu senti. Por mais uma
vez repeti a manobra na curva seguinte.

Ainda em velocidade baixa eu provoquei o carro com um pouco mais de volúpia. Areia
não perdoa e o carro perdeu a traseira. Por conta de velocidade tudo pareceu
ter acontecido em câmera lenta, mas de fato a traseira do KA quis me
ultrapassar por um instante. Eu aprendi a dirigir nestas condições (veja no texto Força
emoção e tecnologia – test-drive do Troller T4
) e por isso rapidamente eu contra
estercei e o carro obedeceu de forma absoluta meu comando e a “perda de
controle” durou menos que um segundo. Também tive a mesma sensação da primeira
manobra. Eu atuei na direção visando corrigir a trajetória, mas o KA fez sua
parte e também colaborou para ajudar a colocar o carro na rumo de forma mais
precisa e rápida. ADOREI. Não repeti mais. Eu pudera testar o controle de
estabilidade de forma segura e comprovar que é mais uma importante ferramenta
de apoio à segurança que está presente nesta versão do novo KA.

Uma importante observação. Uma tecnologia como o ABS, que hoje é obrigatório e até
prosaica, foi criada para ser usada com aviões na década de 50, mas totalmente
hidráulica e mecânica. Somente com a o desenvolvimento da microeletrônica e
sistemas informatizados, atuadores mecânicos e sensores que foi possível termos
com baixo custo e baixo peso as soluções atuais. O mesmo pode ser dito do
controle de estabilidade também presente no novo KA. Ambos são sistemas que se
baseiam em sensores nas rodas e que no caso do ABS não permite que haja
travamento por meio de alívio e pressão controlados no sistema de freio. Se não
trava o carro não derrapa, não sai da trajetória e para mais rápido. Se prestar
atenção dá até para ouvir o sistema funcionando!

O controle de estabilidade é essencialmente a mesma coisa.
Porém a “inteligência” é bem mais complexa porque os dados dos sensores são
interpretados e ao indicarem perda de controle do carro mecanismos atuam nas
rodas de forma a levar o veículo de novo para a trajetória correta. Acho isso
sensacional. E pude perceber o efeito. É um grande auxílio. Claro que se o
motorista conduzir o carro muito acima do limite o sistema não faz milagre, mas
a situação mais comum que é a eminência da perda do controle ele resolve muito
bem, como eu comprovei.

Conclusão

O novo KA veio ocupar um espaço novo no mercado. É um carro de entrada “premium”.
Tem tecnologias sofisticadas e até inovadoras (como o “Assistência de
Emergência”). Seu motor 3 cilindros de destacada eficiência, tanto em
desempenho como consumo o coloca em um patamar de dirigibilidade acima, criando
um novo degrau, um novo paradigma. Verdade seja dita, os concorrentes VW UP e
Hyundai HB 20 que também têm motores de 3 cilindros 1.0 litro também são muito
avançados e trazem boa experiência ao dirigir. Mas a Ford se colocou a frente
com a solução mais econômica e mais potente. Claro que este motor não vai levar
o novo KA ser o campeão em provas de arrancada no autódromo de Interlagos, mas
define um modelo a ser perseguido pelos outros concorrentes. Ainda é necessário
reduzir 4ª ou 3ª marcha em subidas mais íngremes na estrada… Mas só dirigindo
mesmo que se percebe o salto de qualidade desta motorização

A interior é requintado. Lembrou-me um tanto Focus ou mesmo o New
Fiesta
que testei no passado. Atualmente todos os fabricantes têm se
preocupado com a boa qualidade e aparência do interior dos seus carros de menor
faixa de preço. Os 21 porta objetos e nichos existentes é outro ponto de
destaque. Eu apenas não me entusiasmei muito com o material usado nas partes
contínuas do interior, um plástico fresado, mas gosto é subjetivo. A minha
preferência teria sido por algo mais emborrachado e mais macio. O espaço
interno, injustiçadamente não destacado por mim no corpo deste texto é fator de
grande destaque. Com alguém com minha própria estatura (pouco menos de 1.80m)
sentado ao volante, cabeça ainda bem longe do teto, o espaço para os passageiros
do banco de trás é bastante generoso e até surpreendente.

 FordKA12
figura 12 – Junto na novo KA na estrada de
terra
A Ford deve ter boa aceitação do novo KA por ser de fato um produto evoluído,
avançado e situado em uma faixa de preço competitiva ainda mais se comparado
com seus concorrentes próximos. O desafio para a Ford é dosar os atributos do
KA, opcionais oferecidos (por exemplo – não terá neste momento câmbio
automatizado), calibrar preços, evitar que ele invada em algum momento o espaço
do New
Fiesta
e ainda assim ser competitivo. Tanto KA como KA+ (Sedan) terão
motorização 1.0 (novo 3 cilindros) , também 1.5 (motor do atual Fiesta) e ainda
assim são três modelos para cada um: SE, SE Plus e SEL. São ao todo 12 opções
cujos preços estão resumidos abaixo.
FordKA13FordKA13
figura 13 – Hatch e Sedan, 3 modelos e 2
motores – preços de cada um (clique para ampliar)

 FordKA14
figura 14 – Test-drive do novo KA em progresso

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