Novo Ford Edge 2016 – conforto, robustez e tecnologias a perder de vista
O novo Ford Edge faz parte do segmento de crossovers, que se notabilizam por compartilhar a plataforma com outro veículo, muitas vezes um sedan. O Edge e o Fusion têm a mesma origem e talvez por isso mesmo, a despeito do tamanho avantajado do Edge ele se parece tanto com seu “irmão” na condução. É um veículo que segundo os dados do Google Trends desperta interesse sendo aquele mais se busca por informações na Internet de sua categoria, comparado com Land Rover Evoque, Jeep Grand Cherokee e VW Touareg. Há alguns anos o segmento de crossovers representava apenas 0.98% e em 2015 já era 1.80% (quase dobrou).
É baseado em uma plataforma global, desde 2012, como citei, compartilhada com o Fusion. O modelo trazido para o Brasil tem como origem o Canadá (e exportado para 100 países). É considerado um crossover premium que conta com muitas tecnologias e inovações sendo várias para condução semiautônoma. Seu consumidor típico é tem 41 anos de idade e está em busca de experiência diferenciada (muitos usaram e conheceram o carro em viagens de férias par ao exterior).
Características principais Em relação à versão anterior, sua plataforma cresceu 100 mm no comprimento (4.782 mm), 30 mm no entre eixos (2.850 mm) e 40 mm na altura (1.744 mm). Isso resultou em mais espaço, principalmente para os passageiros de trás. O porta-malas foi ampliado para 1.110 litros (medido até o teto), o maior da categoria.
O novo Edge está disponível no Brasil apenas na versão topo de linha denominada Titanium. Conta com o motor 3.5 V6 TiVCT de 284 cv (não mudou nesta versão), torque de 339 Nm (a 4.000 rpm), transmissão automática de seis velocidades com Paddle Shift (borboletas no volante) e tração integral inteligente. Conta com 8 airbags, direção elétrica (era hidráulica anteriormente), controles eletrônicos de estabilidade, tração e anticapotamento. Estes recursos contribuem para o seu desempenho forte e eficiente em todo tipo de pista. Tem bancos com aquecimento e refrigeração. Teto solar panorâmico e telas de DVD na traseira são opcionais.
Vem com tração integral de série (sistema AWD – All Wheel Drive) que funciona de forma inteligente. É ativado automaticamente quando necessário e transmite segurança em qualquer tipo de pista, mesmo molhada ou escorregadia, distribuindo a tração pelas 4 rodas. Ele é calibrado para oferecer um desempenho superior em curvas, com menor intervenção do controle eletrônico de estabilidade.
O novo Edge obteve a classificação máxima de cinco estrelas e também recebeu o selo “Top Safety Pick”, de melhor escolha em segurança, do rigoroso IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), dos Estados Unidos. Conta ainda com sistema de alerta pós-acidente, sistema Isofix para cadeiras infantis, cintos de segurança com pré-tensionadores, monitoramento de pressão dos pneus e teclado para abertura da porta do motorista.
O test drive
A convite da Ford estivemos em Campos do Jordão para experimentar o novo Edge. O percurso variado composto de vias da cidade, estrada, serra, aclives, declives… Foi perfeito para esta experimentação. Nosso ponto de partida aconteceu no hotel Blue Mountain. Foi uma escolha interessante, pois remete às sensações de uma experiência de férias nas montanhas, algo que pode ser desfrutado, por exemplo, em estações de esqui no exterior com um Edge alugado…
O primeiro deles feito por mim no qual brevemente falamos no novo Edge e mostramos a subida da serra.
Vídeo 01 – Breves momentos do test drive do novo Edge (2 minutos)
Vídeo 02 –test drive 360 graus do novo Edge (12 minutos)
Comentei nos vídeos, o novo Edge traz um imenso conjunto de tecnologias. Algumas já conhecidas e em uso (até por outros veículos da Ford) e outras que são inéditas no Edge. Vou destacar as que mais me chamaram a atenção:
Itens de conforto: bancos dianteiros refrigerados ou aquecidos. Sabe aqueles dias muito quentes ou muito frios? Os bancos não incomodarão mais!! Os bancos dianteiros têm refrigeração e aquecimento e os traseiros têm aquecimento. Ajuste elétrico dos bancos em 10 posições (distância, inclinação) com memória para motorista e passageiro. Ao entrar no carro, muito rapidamente cada um retoma o seu ajuste perfeito e confortável. Há também ajuste elétrico da coluna de direção com memória.
Direção elétrica com assistente dinâmico de direção: o novo Edge traz assistência elétrica na direção (hidráulica na antiga versão), que é uma tendência nos carros atuais. Mais precisa e não consome recursos (potência) do motor. Além disso, o novo recurso, assistência dinâmica de direção ajusta não apenas a sensibilidade (leve em baixa velocidade e mais firme em alta velocidade), como também reduz o diâmetro de giro em baixas velocidades. Isso traz grande facilidade nas manobras, conforto e segurança. A Ford compartilhou um vídeo que ilustra de forma muito interessante este recurso. Veja como em baixa velocidade é muito mais fácil fazer as manobras:
Vídeo 03 – direção adaptativa do novo Edge (26 segundos)
Segurança, airbags e cintos infláveis: airbag é um recurso que ninguém quer testar ou utilizar. Mas se precisar, o novo Edge conta com 8 airbags, incluindo os modernos de cortina e (novidade) para o joelhos de motorista e passageiro. Além disso para melhor proteção dos passageiros da parte traseira os cintos são agora infláveis (veja a foto abaixo).
Vídeo 04 – câmera 180 graus – demonstração (38 segundos)
Vídeo 06 – piloto automático adaptativo – animação (17 segundos)
Vídeo 07 – piloto automático adaptativo – animação (13 segundos)
Vídeo 08 – sistema de monitoramento de pontos cegos – animação (27 segundos)
Vídeo 09 – sistema de abertura inteligente do porta malas (32 segundos)
Vídeo 10 – sistema de auxílio a estacionamento – animação (57 segundos)
Vídeo 11 – sistema de auxílio a estacionamento – situação real em Campos do Jordão ( segundos)
Pacote adicional de tecnologias: chave com sensor de presença, acesso inteligente, partida sem chave, partida remota (ligar o carro antes de entrar nele – ar condicionado, aquecimento, etc.), My Key (permite programar limites de acesso e velocidade se for emprestar o carro). A chave pode ser guardada dentro do carro, carro trancado e acesso via painel sensível ao toque na parte externa. Rebatimento automático dos bancos traseiros para ampliar o porta malas, farol alto automático (alterna a intensidade do farol reduzindo se há veículo na direção contrária), acendimento automático de faróis, sensor de chuva (acionamento dos limpadores de para brisa), freio de mão elétrico (com desarme automático ao movimentar/acelerar o veículo) e DVDs independentes nos encostos de cabeça para os ocupantes da parte de trás (opcional) e por fim, teto solar panorâmico que cobre quase a totalidade da capota (opcional).
O novo Ford Edge de destaca e diferencia no conjunto de recursos e funcionalidades e na faixa de preço. O modelo “standard” custa R$ 229.000 e tem como opcionais apenas o teto solar panorâmico e os DVDs nos encostos de cabeça que custam R$ 5.000 cada um. Isso levaria o novo Edge ao preço máximo de R$ 239.000. É um valor alto para o padrão do consumidor brasileiro. Mas lembremos que o cliente do Edge é um consumidor diferenciado, que deseja desfrutar de todos os recursos presentes. Segundo a Ford a concorrência passa a oferecer conjuntos igualmente equipados apenas por valores acima de R$ 300.000 e por isso o novo Edge é bastante competitivo. E tem o seguro mais barato de todos, tanto relativo (percentual do preço do carro), como absoluto (por ser mais baratos que os rivais). Também são mais baratas as revisões e “cesta básica de peças” (segundo várias publicações).Previsões de venda não foram divulgadas.
Trata-se de um carro de 2 toneladas (2040 Kg), mas que tem a agilidade e comportamento dinâmico de um sedan médio. Afinal sendo derivado do Fusion. Esta foi a minha percepção. Já testei o Fusion e confirmo a semelhança no comportamento. Seu motor de 284 cv é mais do que suficiente proporcionando respostas ágeis e imediatas.
Ouvi algumas críticas pelo fato do novo Edge não usar um dos motores Ecoboost, consagrados pelo mercado e premiados por diversos órgãos especializados. Foi uma opção de projeto da Ford, manter o bom 3.5 V6 em 2016. Mas é natural que em próxima versão do carro um ótimo motor Ecoboost possa a vir integrar o pacote mecânico do Edge. Em 2017, 2018? A Ford não anunciou. Mas para pôr fim nesta polêmica sobre o motor, vou fazer uma analogia. O motor Ecoboost é um “sorvete Häagen Dazs” enquanto o 3.5 V6 é um “sorvete Kibon”. O Kibon é saboroso, gostoso, cremoso, mas ao abrir o freezer e saber que na geladeira tem também o Häagen Dazs, claro que o consumidor quer o melhor! Este é um bom problema que a Ford tem. Afinal, ter um super evoluído motor em seu portfólio faz crescer o desejo do consumidor por este novo “sabor”. Sendo mais justo na minha comparação, o 3.6 V6 está mais para uma “Bacio di Latte” do que um Kibon!! Ágil, forte, alto torque, etc.
Os mimos também estão presentes a granel! Abertura automática do porta malas, bancos aquecidos ou refrigerados (dianteiros), ar condicionado digital dual zone, som premium, sistema Sync com tela touch, farol alto automático, assistente dinâmico de direção, chave presencial, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, teto solar panorâmico… também são muitos agrados e carinhos ao consumidor. Afinal o cliente do Edge é um consumidor bastante exigente.
A Ford denomina parte deste conjunto de tecnologias de assistência como “semi-autônomas”. É isso mesmo. Pouco a pouco, começando pelos carros mais sofisticados, diversas dessas assistências serão agregadas e quando menos percebermos teremos chegado ao carro autônomo de verdade (com opção de condução pelo próprio motorista). Assim aos poucos, ninguém vai ficar assustado e assim aceitará o carro que dirige sozinho! Estou especulando, mas penso ser este o caminho sendo trilhado pela Ford e outros fabricantes nessa direção e o novo Edge tem todas as características de excelência para percorrer este caminho.
Espaçoso, confortável, moderno, potente, ágil, condução leve como de um sedan, muitos recursos e assistências… este é o novo Edge. O que eu poderia sugerir para melhoria? Motor Ecoboost é um forte clamor. Quem mandou a Ford ter este baita motorzão na sua linha? Que a cada modelo, a cada ano, as tecnologias se multipliquem. Que o sistema de assistência de estacionamento não precise que o motorista acelere e freie (faça isso sozinho). E por que não, querer que eu deixe o carro na porta do restaurante e o Edge vá encontrar sozinho uma vaga para mim? Se tem um carro da Ford que pode chegar lá primeiro, pode ser o Edge e seu primo irmão, o Fusion!!
Lançamento para o público em 1º de agosto. Já será possível a partir desta data marcar test drive e até mesmo a aquisição do produto.