Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Conheça os Fóruns

Muitonacional

João Gurgel, Ayrton Senna, Alcione Albanesi e você.

Por  Felipe Barreiros

15:23 - 20 de dezembro de 2019
Compartilhar
João Gurgel, o muitonacional

Mesmo que você nunca tenha empreendido na vida, mesmo que você tenha apenas trabalhado pra alguém a vida inteira, a probabilidade de você conhecer um empreendedor é enorme.

Isso porque, no sentido mais amplo da palavra, 39% da população ativa no país é empreendedora.

Em•preen•de•dor
Empreendedor é alguém que, ao invés de trabalhar como um empregado, funda e opera seu próprio negócio, assumindo todos os riscos e benefícios.

Esses empreendedores estão em restaurantes, lojas, mecânicas, salões de beleza e trabalhando com cosméticos. E esse número não foi sempre assim, há 10 anos, tínhamos apenas 21% da população ativa sendo classificada como empreendedora.

O efeito Gurgel

De lá pra cá o Brasil mudou radicalmente, o volume de dinheiro estrangeiro chegando ao país aumentou, o incentivo por buscar novas formas de complementar a renda de casa mudou e a visão do brasileiro perante ao empreendedorismo mudou.

João Gurgel no programa Silvio Santos

Em 1974 João Gurgel apresentava seu carro elétrico no programa do Silvio Santos.

Antes da Apple existir.

Antes da Microsoft existir.

Logo depois da NASA ter colocado o homem na Lua e ter voltado com segurança para a terra.

O que eu mais ouço das pessoas que puderam assistir a programas como este é que esse era o homem certo no tempo errado e no país errado.

Mas hoje estamos fazendo diferente. Estamos criando o país certo.

E cada vez mais, as histórias vibrantes de empreendedores como Alcione Albanesi da FLC, Luiza Trajano e Frederico Trajano do Magazine Luiza, Paulo Veras da 99.

Além deles, muitos outros estão rompendo diariamente com o status quo e mostrando que o empreendedorismo não é apenas feito de necessidade, é feito também de paixão e muita coragem.

Coragem essa que está em cada um de nós brasileiros, que vibramos quando Senna, só com a 4ª marcha na F1 ganhou o GP no Brasil.

Coragem essa que a gente vê na Dona Maria que sai de casa e pega 2h de ônibus para vender bolo na frente das empresas no centro expandido paulista.

Coragem que a gente sentiu na pele quando assistimos de perto a recuperação do Fenômeno e a garra que ele colocou para se recuperar. E o novo hino foi ecoado:

O brasileiro não desiste nunca.

A gente sabe quando algo é verdadeiro.

Empreendedorismo não é moda, é o modus operandi do brasileiro.

Não é à toa que os executivos brasileiros são classificados os melhores líderes quando vão liderar multinacionais. Somos feitos de muito arroz com feijão.

Não é à toa que João Gurgel competia com empresas multinacionais com seu tradicional lema dizendo que seu carro era muitonacional.

Agora é a sua vez de relembrar este hino e empreender, seja construindo uma nova empresa, seja se tornando empreendedor onde quer que você trabalhe.

Hoje, empreender não é mais um cargo, é um modo de vida.

Se o Brasil vem nos convidando a sermos cada vez mais a sermos responsáveis com nós mesmos, é a sua vez de saltar e se tornar um empreendedor também.

3…2…1… Decola!

Felipe Barreiros, é fundador da Vaivoa, apaixonado por tecnologia e empreendedorismo. Veja como você pode aliar essas duas forças para acelerar seu negócio à velocidade do século 21.

Load more