Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

MSP, o técnico de suporte não ficará para sempre, por isso…

como lidar com uma situação sem sofrer demais

Roberto Cohen
15:05 pm - 19 de maio de 2022

Tá uns frios dos diabos (se bem que no inferno deve ser calor) nos pampas.

Mas dessa vez, curiosamente está mais frio noutras cidades.

Ontem estava 12 graus em Porto Alegre e 7 em São Paulo. 6 em Goiânia e Campo Grande!

Dois comentários:

  • A Terra anda meio desorientada, não sabe muito bem o significado de “fica mais quente quanto mais próximo da Linha do Equador”.
  • Tristemente, o pessoal do centro-oeste não virá mais inaugurar suas roupas de inverno em Gramado e Canela, pois lá anda mais gelado que nessas cidades.

Falta de mão de obra

OK, essa semana foi um turbilhão de queixumes nos bate-papos com empresários de TI.

Um deles, de São Paulo, dono de uma empresa que cuida de infraestrutura de TI de outras empresas, disse que está difícil contratar gente (eu acho que nunca foi fácil, hehe).

Está indignado, pois se tornou um “formador de currículos” – declaração dele. Contrata estagiários, estes se qualificam e pulam dentro desse oceano chamado mercado de trabalho.

Acho isso maravilhoso sob o ponto de vista do profissional. Temos multidões de gente desempregada por falta de qualificação. E tal situação relatada propicia empregabilidade.

Pelo lado do empresário, bah! A coisa é uma desgraça (forma e perde, forma e perde).

Eu conversei sobre uma possível solução para esse caso no artigo A escassez de mão de obra no suporte e a revolução agrícola.

Porém, no dia seguinte à essa conversa, confabulei com outro empresário. Este apontou uma tentativa de encaminhar uma solução.

Primeiro, ele aceita que a pessoa terá um tempo curto dentro do suporte técnico. Doze meses, quiçá 18. E procurará um emprego melhor (seja lá isso o que significar).

Óbvio: se espera que tais profissionais sejam ambiciosos (no bom sentido, não no viés de ganância). Ou seja, quererão mais para sua profissão.

E o que o empresário fez?

Criou um plano de carreira para reter o colaborador.

  • Depois de 12 meses se você tiver feito isso tudo aqui, passará a Analista de Redes Júnior.
  • Depois de “Y” meses, se tiver feito isso daqui, passará a Analista de Segurança.

Os títulos devem ser embelezados o máximo possível para criar encantamento. Em vez de “Analista de Segurança”, assaz piegas, mude para “Analista de GRSI & PD”.

Ou seja, Analista de Gestão de Riscos de Segurança da Informação e Privacidade de Dados.

Uau… Te mete, hein? Até eu quero ter um cargo assim (mas minha chefe é das antigas).

Atenção: isso funciona com os jovens. Com os mais experientes, são outros fatores que impactam na permanência.

O fato é: salvo raras exceções, ele permanecerá pouco tempo no Help Desk, Service Desk etc.

Claro, há aqueles que “carregam caixas”, não querem aprender, estão satisfeitos e seguirão assim o resto da vida.

OK, as caixas precisam ser carregadas.

Resumindo, fica essa recomendação:

  • Aceite a realidade nacional do suporte ser um trampolim para carreiras de tecnologia.
  • Contrate estagiários ou pessoas com pouca qualificação.
  • Crie um plano de carreira interno (mas não aquelas bobagens de escalada de nível etc.).
  • Retenha a pessoa por mais tempo do que o habitual na sua empresa.

Ah, ops:

Para acelerar o aprendizado dos estagiários etc. usufrua da plataforma https://4HD.SPACE que economiza seu tempo. Eu conheço o dono e sei que é gente finíssima, além de pessoa dedicada e cordial.

Hoje, hoje

Hoje, quinta-feira, 19/05, 17:00 o webinar gratuito para você:

Criando jogos para estimular o engajamento de técnicos e usuários

Clica aí e me encontra logo mais.

Abrazon

EL CO

Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e, ao continuar você concorda com estas condições.OkPolitica de Privacidade