Mais do que 20 e poucos anos

Author Photo
3:45 pm - 17 de fevereiro de 2016



Eu não me lembro do fórum, nem do ano, em que esse episódio ocorreu. No palco, o Miguel Petrilli explicava o posicionamento da IT Mídia. “Conteúdo, Relacionamento e Negócios”, ele resumiu, de maneira totalmente intuitiva. Anotei aquelas três palavras no primeiro pedaço de papel que encontrei, montando a tríade que perduraria, impassível e atual, por quase duas décadas. “Miguel, você disse o que a gente faz, a síntese de tudo!”, desabafei mais tarde.

Conteúdo, Relacionamento e Negócios. Sobre esse tripé, construímos a marca e a missão da IT Mídia. E pensar que tudo partiu de um discurso sincero e improvisado, como Miguel e eu ainda gostamos de fazer, eventualmente contrariando as sensatas recomendações de nosso time para planejar, estruturar, roteirizar a fala.

Pois é, empreendedor carrega seus vícios. Acostuma-se a identificar uma oportunidade, apanhá-la antes que outro o faça e aceitar os riscos inerentes a imaginar, criar, prever, inovar.

Por muito tempo, a intuição nos fez quem somos. Produziu o que horas de reuniões, planejamento e pensamento lógico seriam incapazes, sozinhos, de gerar. No entanto, a diferença entre um jovem empreendedor e um líder que já compreendeu e aprendeu com seu passado é a maturidade. Com conhecimento, ponderação e experiência, lapidamos o poder intuitivo e criamos uma visão mais apurada de todas coisas.

Nesse processo de amadurecimento, percebemos, por exemplo, que as três partes do propósito da IT Mídia estão mais agarradas umas às outras do que nunca. Quando adquirimos conhecimento, alimentamos o nosso desenvolvimento, seja ele intelectual, financeiro, psicológico ou emocional. Porém, de pouco serve tal bagagem se não temos a capacidade de utilizá-la e compartilhá-la.

O passado, o presente e, acredite, o futuro das pessoas depende isso: relacionamento. Tempos atrás, havia a ideia de que os eventos presenciais não mais existiriam, que as plataformas digitais supririam qualquer necessidade de diálogo, contato, aproximação. Uma bobagem. Todo indivíduo que encadeia conhecimento e habilidade relacional tem grandes chances de sucesso. Esse sujeito provoca, por consequência, o desenvolvimento – o que, para concluir meu pensamento, também chamo de negócios.

A IT Mídia completará 20 anos em setembro de 2017, mesmo mês e ano em que chegarei aos 50. E não queremos alcançar essa marca apenas para estampar um selo de comemoração em peças de marketing, ou para dar uma festa de arromba e publicar lindas galerias de foto. O lado de lá é para quem aprendeu com seu passado e, hoje, tem tranquilidade para antecipar e direcionar o futuro.

Será uma jornada e tanto. Vamos juntos?

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.