(Auto) Life Coaching: alcançando uma comunicação mais efetiva
Confira como é possível alcançar uma comunicação mais efetiva
Passo 1: transformar reclamações em solicitações
Você já deve ter ouvido que re-clamar é clamar duas vezes. Pois bem, eu diria que é uma questão de lógica – falar o que você não quer não traz o que quer.
Então é hora de aprender a falar o que você quer.
Por exemplo, ao invés de falar que está frio, diga que gostaria que alguém fechasse a janela. Rápido, simples e eficaz.
Passo 2: elogiar como forma de reconhecimento
Reconhecer o outro é energizante para ambos. Faça mais isso, só que de forma específica, elogiando a ação e não “a coisa”.
Por exemplo, ao invés de falar que o bolo está gostoso, diga que a pessoa faz bolo muito bem.
Passo 3: construir incondicionalmente
Treinar ao invés de repreender, se disponibilizar ao invés de criticar, apoiar ao invés de apontar. Sacou?
Aqui é ser coach: perguntar ao invés de falar.
Aqui é ser mentor: colocar seu conhecimento a serviço do outro.
Aqui é ser gestor/colega e não inimigo: eliminar barreiras apoiando.
Por exemplo, ao invés de “queimar em praça pública”, o melhor é “chamar de lado”, usar comunicação não violenta* e perguntar como pode ajudar.
Passo 4: praticar a “fala ativa”
Aqui é sair do papel de vítima, ressentida, e se colocar no papel de protagonista pela própria história.
Por exemplo, ao invés de “olha o que aconteceu comigo”, dizer “olha o que eu fiz acontecer”, se responsabilizar pela ação (independente de erro ou acerto) e os impactos que ela ocasionou.
Use e abuse do poder da vulnerabilidade para se tornar a melhor pessoa e profissional que pode ser.
Semana que vem vamos falar de como sustentar o que construiu nas última semanas com o “Extreme Self-Care”.
Assista o vídeo abaixo sobre Comunicação Não-Violenta*.