Liderança 4.0: entenda o que é e porque implementar em sua empresa

Liderança 4.0: Leia este artigo e saiba o que é, como formar um líder padrão e quais são os benefícios dessa nova estratégia de gestão de pessoas!

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1:41 pm - 20 de novembro de 2019
Liderança 4.0: entenda o que é e porque implementar em sua empresa

A tecnologia se tornou um forte pilar de sustentação do mundo moderno. Com isso, mercados, processos e relacionamentos mudam cada vez mais repentinamente, levando a novas situações. No entanto, em meio a tantas novidades tecnológicas, é preciso se lembrar das relações interpessoais.

A liderança 4.0 alia inovação e humanização nas relações empresariais, buscando estimular as habilidades dos colaboradores para extrair o melhor resultado do time. Para conhecer mais sobre essa nova forma de liderar e descobrir como implementar essa estratégia na sua empresa, continue a leitura deste artigo!

O que é liderança 4.0?

A liderança 4.0 é responsável por conduzir colaboradores em um ritmo ditado pelas mudanças do mercado, muitas vezes baseadas em novas tecnologias. Ao mesmo tempo em que lida com as transformações estratégicas e operacionais, os líderes 4.0 precisam construir bons relacionamentos com seus liderados, baseados na solidez da cultura organizacional, estrutura de trabalho e valores da empresa.

A humanização das relações é um pilar muito importante da liderança 4.0, bem como o desenvolvimento das aptidões de cada colaborador. O autoconhecimento, relacionamentos saudáveis e a visão além do presente também são valores muito importantes e que são considerados para formar um líder 4.0.

Quais são as características de um líder 4.0?

Para ser um bom líder 4.0, é preciso se planejar e desenvolver uma série de características que são inerentes ao cargo ocupado. Quanto mais requisitos o líder preencher, melhor serão os resultados alcançados junto ao time. São algumas qualidades desejáveis para o perfil:

  • empatia;
  • flexibilidade;
  • senso de propósito;
  • engajamento;
  • resiliência.

A seguir, confira outras características desejáveis para um líder 4.0.

Colaboração e compartilhamento de informações

Na liderança 4.0, a hierarquia deixa de ser a sustentação da relação entre líder e liderados. É preciso compartilhar informações e permitir a tomada de decisão, para que a comunicação flua melhor e para que se poupe tempo ao fazer escolhas. Também é preciso fazer com que a equipe esteja ciente de que as consequências das tomadas de risco são divididas entre o time.

Transparência nas ações

A transparência nas ações é base fundamental de um bom relacionamento e clima organizacional. Quando os colaboradores percebem que o líder não esconde nada, passam a confiar mais em seu superior e se sentem confortáveis, o que ajuda a melhorar o desempenho da equipe.

Contudo, quando a situação contrária acontece, é um problema para toda a empresa. Se o líder quebra uma promessa, perde-se a relação de confiança construída com os funcionários. Por isso, é preciso sempre manter o diálogo aberto e ser o mais sincero possível.

Feedbacks constantes

Na gestão 4.0, o feedback se transformou em reuniões para comentar o desempenho dos colaboradores. Nessa conversa, são apontados erros e também os acertos. Além de haver estímulo, por parte do líder, para que o funcionário se sinta incentivado a alcançar resultados cada vez melhores.

Foco na inovação

Os novos líderes precisam estar focados em inovação. É interessante levar novidades do mercado no qual a empresa esteja inserida, para que os colaboradores se atualizem e se inspirem a criar novas ideias.

Como efetuar a inserção da liderança 4.0 na empresa?

Para inserir a liderança 4.0 na sua empresa, é preciso transformar alguns processos e entender que o capital humano é a maior riqueza que uma organização pode ter. Portanto, essas mudanças devem priorizar a melhoria de relacionamentos interpessoais e a valorização dos colaboradores. Confira a seguir algumas dicas para a inserção da liderança 4.0.

Aposte no desenvolvimento das pessoas

Deixar os colaboradores satisfeitos é uma ótima estratégia para alcançar um bom clima organizacional e obter melhores performances. Apostar no desenvolvimento das pessoas que trabalham na sua empresa pode ser uma boa forma de conseguir esses resultados.

Fazer com que os colaboradores tenham a oportunidade de desenvolver suas aptidões e conhecer novos pontos de vista demonstra que a empresa valoriza o funcionário. Para isso, invista em:

  • treinamentos;
  • palestras;
  • cursos;
  • workshops;
  • congressos, entre outros.

Estimule o autoconhecimento

Saber quais são os pontos fortes e fracos é o primeiro passo para lapidar e aprimorar um profissional. Portanto, um líder 4.0 deve sempre estimular o seu autoconhecimento, assim como o de seus liderados.

As relações entre colegas de trabalho e superiores também tendem a melhorar com o avanço do autoconhecimento, já que ambas as partes sabem as motivações de suas reações e como lidar com os mais diversos tipos de situação.

Construa bons relacionamentos

Como já mencionamos, um ambiente laboral harmônico só oferece vantagens para a empresa e para os colaboradores. A construção desses bons relacionamentos deve partir dos líderes. Portanto, é interessante conhecer as pessoas além do ambiente de trabalho.

Procure saber quais são seus hobbies, como são seus relacionamentos fora do trabalho e, principalmente, aprenda a observar quando os liderados não estão felizes. Perguntar se está tudo bem e oferecer ajuda pode parecer simples, mas é um grande gesto que demonstra humanidade e faz com que o colaborador sinta que pode confiar na liderança.

A forma de dialogar com os liderados também é fator decisivo para construir um relacionamento. Tenha cuidado para não soar sempre como “chefe”. Seja descontraído, trate os colaboradores como colegas de trabalho e não somente como empregados.

Seja um exemplo

Para que um líder seja respeitado e para que os colaboradores sigam as regras da empresa, é preciso que eles tenham referência de seus superiores. Por isso, os líderes 4.0 devem ser os primeiros a agir da forma como se é exigido de seus liderados. Se essa não for a postura adotada, cria-se um clima ruim na empresa e, provavelmente, os colaboradores não levarão as regras a sério.

Neste artigo, você viu que a liderança 4.0 faz com que a sua empresa esteja sempre antenada nos lançamentos tecnológicos, mas sem perder o foco no que é mais importante para a organização: seus colaboradores.

Com a liderança 4.0 as relações se tornam mais dinâmicas, adaptáveis às mudanças, leves e descontraídas. Isso permite que os colabores se sintam mais confortáveis para dar novas ideias e se sintam mais valorizados, o que culmina em um aumento de produtividade.

Após a leitura deste conteúdo sobre liderança 4.0, acesse o blog da Robert Half Brasil!

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