Investir ou não investir na comunicação digital? Será que esta é a questão

Comunicação digital é uma necessidade ou uma gentileza que podemos ou devemos fazer com frequência

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11:14 am - 24 de julho de 2020

Outro dia, numa conversa entre consultores e executivos, ouvi o seguinte pensamento: “Eu não quero me comprometer com redes sociais… Imagina ter que ficar respondendo todas as mensagens recebidas? Imagina ter que ficar publicando todos os dias?”

Este pensamento faz sentido, afinal de contas poucas pessoas têm tempo de sobra, concorda? Então, como avaliar se devemos ou não investir na comunicação digital? Vamos fazer um teste.

Teste: você deve ou não cuidar da sua comunicação digital? Responda sim ou não para cada uma das perguntas abaixo:

1. Eu sou a única pessoa no mercado que exerce o tipo de trabalho que eu faço. E TODAS as pessoas no meu mercado já sabem o que eu faço e como sou excepcional e único.

2. Eu já tenho uma agenda repleta de projetos aprovados para os próximos 20 anos.

3. Eu ofereço um conhecimento, produto ou serviço tão especial que prefiro que fique em segredo para mim mesmo ou para um grupo restrito.

4. Sou introspectivo e não gosto de me expor nas redes sociais. E prefiro ter bons arrependimentos do que ter bons desafios vencidos.

5. Sou tão famoso que as pessoas fazem propaganda por mim e eu não preciso fazer nada. As pessoas batem na minha porta naturalmente.

Se você respondeu:

Até 1 Sim: SIM! A comunicação digital vai ser essencial para aquecer a sua carreira ou melhorar a sua exposição no seu mercado de atuação. Você não precisa virar um influencer e postar a cada segundo, mas deve ter um bom planejamento e criar textos ou vídeos com um conteúdo de qualidade.

De 2 a 3 SIM: Vale avaliar que o que colhemos hoje só pode continuar se seguirmos semeando, plantando e cultivando. Quanto mais você comunicar o que sabe e destacar conteúdo para os seus seguidores ou prospects, mais clientes você poderá ter no futuro. Sim, a comunicação digital é para você!

De 4 a 5 SIM: Uau! Você deve ter batalhado muito para chegar no topo da montanha. Parabéns! Este posto é para poucos. Então, com tanto conhecimento e experiência, vou te sugerir uma gentileza: compartilhe seus segredos e o que fez para chegar no alto do Olimpo. Sim, comunique-se no digital 😉

Brincadeiras à parte, a comunicação digital é uma necessidade ou uma gentileza que podemos ou devemos fazer com frequência. Isso não significa que você precisa virar escravo das redes sociais.

Só para termos uma ideia de como o campo digital é fértil, para a sua carreira ou empresa, vale saber que mais de 70% das empresas dos Estados Unidos estão programando entrar no Instagram até o final de 2020. Isto está planejado porque as empresas sabem que é lá que o cliente está, nas redes sociais.

Antes da pandemia, o brasileiro passava uma média de 3h30 nas redes sociais. Com a questão do confinamento, houve um aumento gigante no uso das redes sociais, elevando esta estatística para 8h a 9h diárias de uso de redes sociais.

Portanto, se você deseja se conectar com seus clientes ou alunos, saiba que parte da vida dele acontece nas redes sociais!

5 dicas básicas para implementar um plano de comunicação em redes sociais

Você também pode programar uma entrada ou melhorar a sua comunicação digital, num ritmo adequado para a sua agenda. Aqui vão dicas básicas:

1. Separe um dia na semana ou no mês para preparar todo o seu conteúdo assim depois é só publicar.

2. Escolha 2 dias na semana para postar uma matéria ou dica e mantenha esta frequência.

3. Saiba que é melhor a qualidade do que a quantidade. Por isso, esforce-se para criar um conteúdo de qualidade

4. Você pode replicar matérias de outros canais ou fazer a tradução de um texto interessante. Nem tudo precisa ser criado por você – mas lembre-se de trazer a fonte e valorizar o autor original.

5. Economize tempo usando uma mesma matéria e apenas adaptando a linguagem para ter sucesso em cada rede social. Assim, você se torna multichannel.

Esta última dica é muito bacana, pois maximiza a sua comunicação e possibilita mais eficiência e economia de tempo. Existem alguns segredos para isso, pois cada canal solicita um “estilo” de linguagem.

Para que você possa adaptar a sua matéria e ser multichannel, criei um material simples que mostra alguns segredos. Confira:

No Instagram, tenha cuidado com a sua imagem

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No Instagram Stories, descontração, perguntas e enquetes

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No LinkedIn, exalte suas experiências

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No Facebook, uma comunicação leve

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No YouTube, promova o conhecimento

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Você deseja ter longevidade profissional?

Dadas todas as mudanças de comportamento e o acrescente consumo das redes sociais, acredito que possamos substituir o questionamento inicial “investir ou não investir na comunicação digital?”, por “desejo ou não desejo ter longevidade profissional?”. Se a resposta for um grande SIM, comece já a aperfeiçoar a sua comunicação digital 😉

*Patricia Tucci é gentóloga, especialista em conexões humanas através dos relacionamentos presenciais ou digitais. É empresária na área de treinamento há mais de 22 anos. Autora dos livros: “Conecte-se Bem, Revele o Seu Melhor” e “Qual é a sua Imagem?”. É TedX Speaker, onde palestrou no evento “O Futuro do Trabalho”. Foi apresentadora e facilitadora do quadro de desenvolvimento pessoal da TV Band, no programa Super Poderosas. É facilitadora dos programas WomenWill e Ela pode do Google e RME

 

 

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