Inteligência Relacional: atributo "Combinação"

No dicionário, algumas das definições trazidas para combinação são "o ato de unir várias coisas para que resulte um todo ou composto, ou ato de dispor

Author Photo
7:04 am - 12 de fevereiro de 2019

No dicionário, algumas das definições trazidas para combinação são “o ato de unir várias coisas para que resulte um todo ou composto, ou ato de dispor.”

Ouça agora o podcast deste conteúdo:


Continuando a série inteligência relacional, hoje falaremos sobre a habilidade conhecida como combinação.
É importante saber combinar os recursos, tanto disponíveis quanto indisponíveis no momento necessário, pois essa decisão será um acelerador de processos de contorno ou na solução dos impedimentos que prejudiquem a entrega de valor identificada durante as investigações focadas em intenções.
Nos negócios, o fato de separar aquilo sobre o que se tem gestão ou influência, daquilo sobre o que não se tem nem gestão nem influência, aumenta o nível de autonomia das equipes na hora de definir como o trabalho será executado.
Podemos identificar que a capacidade de combinação está presente, e favorece as entregas das equipes sempre que houver a proposição constante de alterações no status-quo para temas que dificultam a interação entre os indivíduos ou o alcance dos resultados esperados, já que argumentos como por exemplo “este processo é engessado”, ou “essa ferramenta é arcaica” passam a ser substituídos por “que alterações deveríamos sugerir aos processos, para que a eficiência operacional melhore” ou “que outras ferramentas ou modelos operacionais poderíamos adotar para que nosso trabalho fique mais fluido”.
Outro ponto importante relaciona-se com o fato de que as equipes maduras na combinação dos recursos em prol das entregas escolhem melhor as batalhas que aceitam travar, ao invés de simplesmente lamentar o fato de as “coisas serem como são”.
Já um sinal de que o senso de combinação está ausente numa determinada equipe é o fato de haver reclamações excessivas e resignação sem questionamento ou investigação de possibilidades alternativas para solucionar problemas de execução.
Para melhorar o uso dessa habilidade nos negócios, sua organização deveria estimular o questionamento constante, por parte das equipes, sobre se as formas atuais de executar os trabalhos são realmente as melhores, ou pelo menos as ideais, levando as equipes a pensarem constantemente a respeito de como poderiam fazê-lo melhor.
No próximo episódio, falaremos sobre o senso de Comunidade, e seu efeito no nível de engajamento dos times.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.