Inside Out – a ascensão da Comunicação Interna

Foco nos funcionários faz organizações ganharem força e autenticidade

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8:42 am - 14 de fevereiro de 2020

Se falar sobre Comunicação Interna não era comum nem na universidade, imagine dentro das organizações! Ser um profissional de comunicação era quase sinônimo de ser um assessor de imprensa, pois só se pensava em como a empresa seria retratada nos meios de comunicação, únicos formadores e mantenedores da reputação corporativa.

Mas o mundo foi girando e, aos poucos, começamos a ver uma migração da força para dentro das organizações. As redes sociais deram voz aos funcionários, o propósito ocupou lugar de destaque e a sociedade se transformou mais rápido do que a educação; como consequência, os talentos, antes tão abundantes, hoje minguam. Sabemos que há, infelizmente, uma enorme parcela da população sem emprego. Mas também há uma porção de vagas que não estamos conseguindo preencher. A verdade é que não estamos conseguindo fazer “match”!

Nesse novo cenário, atrair, reter e engajar funcionários tornaram-se prioridades para o desenvolvimento de qualquer organização. Da mesma forma, estabelecer uma cultura organizacional que seja verdadeira e sentida por todos é essencial para um crescimento escalável. A Comunicação Interna passou a exercer um papel fundamental na unificação de mensagens, na coesão da equipe e na promoção de um ambiente de trabalho saudável, diverso e inclusivo.

A melhor estratégia para conduzir a Comunicação Interna é algo que chamamos “Inside-Out“. A grande maioria das respostas está dentro da organização e o papel do profissional é o de observar, pesquisar, dar espaço, estimular as discussões e depois organizar as ideias de forma que tenham uma direção clara e gerem impacto. Alguns fatores para considerar na hora de estabelecer sua estratégia:

Funcionários são seus melhores embaixadores

Opiniões públicas de funcionários são sinceras. Nenhum funcionário publica ou expõe nada positivo sobre uma empresa se não estiver de acordo com aquela determinada ação ou se não tiver sido tocado verdadeiramente por alguma iniciativa. Em médias e grandes empresas, é muito provável que a soma da rede de todos os funcionários seja bem maior que a tiragem do principal jornal do País ou dos visitantes únicos de grandes sites. Portanto funcionários têm um enorme poder de influenciar a sociedade e este poder pode ser usado de forma estratégica e orquestrada.

Amplie sua visão sobre canais

Tudo dentro de uma empresa comunica. Além dos e-mails, chats e eventos, olhe para o seu espaço físico e explore cada canto e cada momento. Os elevadores, as paredes, a recepção, as mesas, a hora do almoço. Aproveite para surpreender, para impactar uma pessoa em um momento inesperado, e aposte em experiências sensoriais. Lembre que o que fica gravado é sempre como nos sentimos e não exatamente o que nos falaram ou o que lemos.

Explore os conceitos do marketing  

Comunicação Interna é parte do mix de marketing e funcionários são um dos ativos mais importantes de uma empresa. Se não estiverem alinhados com as metas corporativas e entendendo seus papéis neste processo, podem afetar o desempenho dos negócios. Portanto use as ferramentas que o marketing digital oferece para ser mais eficaz: encontre suas personas, entenda a jornada e o que engaja o funcionário em cada fase do seu desenvolvimento; produza materiais que respeitem e explorem os atributos de marca; meça, meça, meça!

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