Imagine na Copa!

Author Photo
9:11 am - 23 de abril de 2014

É o que mais ouvimos quando a nossa população se depara com algum problema consequente da péssima infraestrutura que o país nos fornece e que, com os milhares de turistas brasileiros e estrangeiros que virão para a Copa do Mundo da Fifa, irão certamente ser multiplicados. As nossas mazelas em mobilidade urbana, aeroportos, rodovias, ferrovias, segurança, saúde pública, controle de imigração e alfândega, restaurantes, hotéis, telefonia celular, entretenimento e serviços em geral serão recrudescidas e poderão nos levar a situações bem embaraçosas perante a comunidade internacional durante o evento. Esperamos que não, mas teremos que contar com a sorte e a ajuda do Nosso Senhor do Bonfim, pois não nos preparamos corretamente para receber tanta gente com tantas demandas.

Algo muito semelhante poderá ocorrer na área da segurança da informação! As ameaças digitais se multiplicam numa velocidade cada vez maior e manter empresas e pessoas a salvo delas requer uma infraestrutura tecnológica ágil e resiliente. Vamos analisar aqui o preparo do Brasil para enfrentar somente um tipo de ameaça: os ataques DDoS (Distributed Denial of Service). Nesse ataque milhares de dispositivos (computadores, notebooks, smartphones, tablets) acessam num mesmo instante o mesmo site ou portal. Por excesso de demandas simultâneas o acesso é negado à maioria dos usuários que solicitam o serviço.

Pesquisa feita por um fornecedor de tecnologia de segurança indicou que os ataques de DDoS em todo o mundo aumentaram 300% em 2013 em relação a 2012. Comprovou também que 40% desses ataques têm como causa o hacktivismo, ou seja, ações por motivos políticos ou ideológicos. Tendo em vista as manifestações que se iniciaram em meados de 2013, e persistem até hoje, exigindo do poder público transporte urbano, educação e saúde para todos no “padrão Fifa”, é de se esperar que tais ataques proliferem-se durante a Copa.

Infelizmente as empresas públicas e privadas no Brasil não estão corretamente preparadas para enfrentar tal desafio. A grande maioria possui soluções de firewall ou de IPS, que são absolutamente não adequadas para esta ameaça. Grandes bancos, órgãos de governo, sites de comércio eletrônico sofreram nos últimos meses perdas de reputação e de receita devido a esses terríveis ataques. Ao DDoS somam-se spams, vírus e outros malwares que já infernizam hoje as nossas vidas. Imagine na Copa!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.