Hackearam nosso futuro, e não temos backup! Meio Ambiente

Nosso país ainda funciona ‘apesar dos Governos’

Author Photo
6:43 pm - 25 de outubro de 2021

Queridos leitores, estou em falta com vocês: venho adiando esta coluna há algum tempo, no intuito de encontrar uma forma mais positiva de transmitir os meus pensamentos. Porém, a vontade de termos notícias positivas, está sendo atropelada pela realidade do dia-a-dia, nos mais variados aspectos da vida do país.

Sim, eu sei que aqui o tema central é a Tecnologia da Informação, mas não podemos nos considerar uma ilha em meio às dificuldades que estamos enfrentando. Pelo contrário, cada tipo de dificuldade que o país atravessa deveria ser encarado como um leque de oportunidades (olha aí o pensar positivo de novo!) para criarmos novas soluções.

O ‘pouco caso’ com nossos parques nacionais e estaduais não é exatamente uma novidade. Mesmo naqueles que contam com sacrificados heróis que dedicaram suas vidas a eles, o sucesso é parcial. Apenas como exemplo, cito o fato de que a maioria dos brasileiros desconhece o tesouro que existe no Parque Nacional da Serra da Capivara, próximo a São Raimundo Nonato, no Piauí.

E o futuro desse patrimônio nacional vai ficando cada vez mais incerto, na medida em que governo após governo, as verbas para cuidar desse patrimônio natural são cada vez menores. Neste ano de 2021, a verba realmente aplicada, no país inteiro, não deverá chegar a noventa milhões de reais…

Ao mesmo tempo, assistimos há alguns meses à renúncia de um ministro do Meio Ambiente em meio a investigações policiais nas quais ele era suspeito de acobertar extração ilegal de madeira na Amazônia.

As cenas comoventes de sofrimento animal causado pelos incêndios no Pantanal deram a volta ao mundo. Poucos, porém, se atentam ao fato de que o período anual de enchentes, que fez o Pantanal ganhar seu nome, está perdendo seu ritmo.

Bem mais perto das grandes cidades do país, vivenciamos também pela primeira vez, tempestades de areia no Brasil, acompanhadas de ventos de quase 100 km/h. E ainda há quem acredita e espalha que as mudanças climáticas são uma invenção de cientistas com viés político…

Esse fenômeno, típico de regiões desérticas, não ocorreu de forma isolada: se repetiu durante semanas e semanas, até o recente início das chuvas que a região recebe na primavera.

Entretanto, até o momento essas chuvas foram insuficientes para reverter o grave quadro de falta d’água nos reservatórios de nossas hidroelétricas, responsáveis pela maior parte da energia consumida no país.

Quem para isso?

Há duas semanas, o Governo Federal propôs a construção de usinas térmicas alimentadas por carvão natural, para afastar o risco de um ‘apagão’: seriam investidos vinte bilhões de reais em dez anos para construir o tipo de fonte de energia mais poluidor já inventado.

Felizmente, esse plano poluidor não vai avançar. Como o Governo não dispõe mais de capacidade de investimento, tentou um financiamento junto ao BNDES. O pedido foi negado com a justificativa de que no setor de energia “a visão está necessariamente alinhada com os esforços para construir uma matriz energética diversificada e limpa”.

Quase que ao mesmo tempo, o Governo Federal organizou um leilão para a outorga dos direitos de exploração de petróleo na nossa plataforma continental marítima. Entre as áreas leiloadas, foram incluídas pelo menos duas muito próximas a reservas biológicas de grande valor: o Atol das Rocas e o arquipélago de Fernando de Noronha.

Mais uma vez, a iniciativa fracassou porque nenhuma empresa se dispôs a fazer um lance por elas. O sistema de governança das empresas do setor nos salvou de mais alguns desastres ambientais.

Essas duas últimas notícias me levam a repetir uma afirmação que já fiz diversas vezes durante apresentações do potencial do Brasil no Exterior, de que o nosso país funciona graças à superação do setor privado (e apesar do governo).

Entretanto, esse esforço adicional que o setor privado precisa desenvolver para prosperar, está ficando cada vez maior. Precisamos agir antes que chegue o dia no qual essa conta não fechará mais!

 

Fotografia: ANDREY LUZ/AFP/METSUL METEOROLOGIA, publicada originalmente em https://metsul.com/nova-tempestade-de-areia-causa-estragos-e-traz-medo-no-interior-de-sao-paulo/ .

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.