Facebook: jovens começam a descobrir a falta de privacidade.

Author Photo
9:51 am - 14 de agosto de 2013

O Facebook perdeu mais de três milhões de usuários adolescentes, entre 13 e 17 anos no período de 2011 e 2013. Foi o que revelou uma pesquisa divulgada na últma semana por uma empresa de consultoria em estratégia de tecnologia nos Estados Unidos, conforme notícia do Jornal O Estado de São Paulo de 19-janeiro-2014.

No final de 2013 outro estudo, desta feita realizado pela University College of London (UCL) e divulgado pelo jornal inglês The Guardian, informou que na Europa os jovens de 16 a 18 anos estavam migrando para outros aplicativos de troca de mensagens instantâneas, tipo Whatsapp, pois se sentiam mais expostos, sem privacidade, em relação à sua família (Papai, Mamãe, Tios, Avós, etc.), como acontece no Facebook.

Evidentemente o Facebook está preocupado, porque três milhões de usuários é um número significativo, principalmente porque este é um valor que está em ascensão. Mas, o melhor é que os jovens estão descobrindo a falta de privacidade destas plataformas. Para os jovens, a invasão da privacidade pela família é o elemento mais visível, mas, se eles ficarem atentos, verificarão que esta invasão de privacidade está acontecendo (na grande maioria das vezes) por muito mais pessoas que eles nem conhecem e ficam sabendo dos seus comentários no Facebook.

Por pressão dos governos, ferramentas como o Facebook permitem que o usuário parametrize uma proteção de segurança. Mas, você já tentou parametrizar a sua segurança nestas ferramentas? Não é uma tarefa fácil. Digo até: é uma tarefa difícil. Para um usuário leigo, dificílimo.

As vantagens de ferramentas tipo Facebook são inúmeras e sua facilidade de uso é muito grande. Aula prática de interação homem x máquina: Facebook é exemplar. O que todos os usuários deste tipo de ferramenta precisam estar atento é às suas características. Tirar proveito das vantagens e ser cuidadoso com a sua parametrização para uma privacidade adequada.

Tenho certeza que com esta saída de usuários, tendo como um dos motivos a falta de privacidade, o Facebook vai dar uma abordagem melhor para a segurança de cada usuário. Negócio como é, entendo que vão fazer deste limão uma limonada.

 

Prof. Ms. Edison Fontes, CISM, CISA, CRISC

Consultor em Segurança da Informação, Gestão de Risco, Continuidade de Negócio.

[email protected]

www.nucleoconsult.com.br

@edisonfontes

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.