Estratégico, visionário e comunicador. Quem é o novo gestor de TI?

O novo gestor de TI está à frente das decisões estratégicas que a empresa pretende seguir e exerce um papel de impacto na organização

Author Photo
11:00 am - 07 de agosto de 2019

Podemos ver que o mercado de TI está bastante acelerado e as mudanças são cada vez mais frequentes. Não é à toa que o perfil do gestor também está em constante transição.

Estar a par das tendências do mundo e dos mercados, se adaptar às transformações, ampliar conhecimento, estar envolvido em eventos e incentivar o time a conhecer e testar coisas novas faz parte da transformação deste profissional.

Tudo isso porque, mais do que nunca, TI é, além da área que traz, a que implementa e dissemina inovação para o negócio e os demais departamentos da empresa.

Estratégico, visionário e comunicador

O novo gestor de TI está à frente das decisões estratégicas que a empresa pretende seguir, pensando desde a marca, segurança do consumidor e público interno, mensagem a ser passada e no resultado que a empresa pretende alcançar.

Por tomar a dianteira destas ações, ele é visionário, analítico, toma decisões baseadas em dados e sabe dos riscos.  Inclusive, arrisco a dizer que, atualmente, o papel de gestor de TI é um dos que mais pode impactar o negócio de uma organização.

Quer ser essa pessoa?

Se preparar para ser essa pessoa não é simples e nem de um dia para o outro. É um investimento constante, leva tempo e muitas vezes o custo pode ser alto.

Ter ao menos o idioma inglês fluente te abre muitas portas na empresa, permitindo uma exposição internacional, por exemplo, e também aumenta a empregabilidade e dá oportunidades para a realização em cursos internacionais, acesso a artigos estrangeiros e amplia o networking.

Portanto, investir, estudar, ter parceiros de confiança e acompanhar as tendências são alguns requisitos que o levará a ter sucesso e atender as necessidades do mercado.

1) O gestor tem que ser diferenciado

O gestor deve se diferenciar dos demais na estratégia, no conhecimento técnico e na comunicação, tanto interna como externa. O gestor tem que conhecer a fundo o impacto que a TI pode causar para a empresa, estar muito próximo das linhas de negócio para entender qual a real necessidade deles e o que pode ser feito com o apoio da tecnologia.

2) Deve ser um líder que movimenta o time

O gestor de TI deve ser um líder que move seu time, sua estrutura e ele próprio, para causar impactos e resultados relevantes para o negócio e, com isso, ganhar cada vez mais força e se tornar diferenciado no mercado. Neste sentido, deve ser responsável, também, por montar sua equipe e, portanto, se preocupar com atração e retenção de talentos.

3) Estar disposto a explorar novas metodologias

O profissional de TI precisa atuar diretamente com a descoberta de novos recursos tecnológicos, metodologias inovadoras e ágeis.

Invista em cursos, viagens para entender o que está acontecendo lá fora e pode ser aplicado aqui, cursos técnicos e de empreendedorismo.

O gestor de TI tem que estar um passo à frente, para a empresa dar esse passo também! Hoje TI não é mais uma área de suporte, mas, sim, uma área responsável pelo planejamento estratégico.

Por Débora Ribeiro é especialista em recrutamento de TI na Robert Half

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.