Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Conheça os Fóruns

Entendendo o que é sustentabilidade (parte 3)

O que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU?

Por  Flavio Hourneaux

19:16 - 6 de maio de 2019
Compartilhar

Nas duas últimas publicações, trouxemos a discussão sobre o que é a sustentabilidade, apresentando os conceitos de Desenvolvimento Sustentável (DS) e de ‘Triple Bottom Line ‘(TBL).

Para finalizar essa série que apresenta quais as principais formas como a sustentabilidade é entendida pelas pessoas e pelas organizações, vamos falar dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Os ODSs foram lançados em 2015, em uma conferência das Nações Unidas, realizada em Nova York, como parte da chamada ‘Agenda 2030′, assinada pelos 193 Estados-membros e pelo alto comissariado da ONU. O propósito dessa agenda foi enfatizar e fomentar a importância do desenvolvimento sustentável global, como “um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade”[1], para os quinze anos que se seguiriam.

Parte fundamental da ‘Agenda 2030′, os ODSs, que substituíram os Objetivos do Milênio (ODM), são compostos por 17 objetivos com 169 metas específicas e 230 indicadores que devem ser trabalhados de forma integrada, para promover o desenvolvimento sustentável em nível global.

Os 17 ODSs tratam dos mais diversos temas. Desde aspectos sociais, como eliminação da fome e redução das desigualdades, até aspectos ambientais, como conservação das florestas e redução das mudanças climáticas, por exemplo, e outros que apresentam características multidisciplinares. Mais detalhes sobre os ODS podem ser obtidos na página das próprias Nações Unidas[2]. São disponibilizados também vídeos e materiais para divulgação e informação sobre os ODSs, que podem ser vistos  aqui.

É importante dizer que, apesar de ter sido assinada pelos países membros da ONU, a ‘Agenda 2030′ e os ODSs têm sido cada vez mais adotados como base da estratégia de sustentabilidade também nas empresas. Além de todo o aprofundamento proporcionado pelos 17 objetivos, 169 metas e 230 indicadores definidos a priori pelos ODSs, foi posteriormente lançado o “Guia dos ODS para as empresas”, também chamado de SDG Compass[3].

Enfatizando a importância e a necessidade de participação das empresas na busca pelo desenvolvimento sustentável, o “compass” prevê cinco etapas – entendimento, priorização, estabelecimento de metas, integração e relato/comunicação – para as empresas que pretendem introduzir os ODSs em suas estratégias e ações possam ter sucesso nesta empreitada.

Voltaremos a discutir como as empresas tratam a sustentabilidade, na sua estratégia, na estrutura, nos processos, nas atividades e, claro, como é mensurado e avaliado o seu desempenho em relação à sustentabilidade nas próximas publicações.

Load more