Disrupção analógica x disrupção digital

Entenda a diferença entre os dois conceitos e como podem alavancar seu negócio

Author Photo
10:20 am - 25 de março de 2019

Já vimos que muitas inovações e disrupções aconteceram em outras eras, o que dizer dos carros, CDs, celulares e televisores de LCD? Todos provocaram grandes disrupções de mercado em sua época. Esses produtos são exemplos de disrupção, pois encontraram uma melhor forma de entregar valor ao cliente, que não apenas substituiu o produto anterior, mas criou algo que é melhor. Esses produtos são exemplos de disrupção física, ou seja, eles alteraram coisas materiais que eram caras para produzir e difíceis de distribuir. Essa realidade é muito diferente da disrupção digital, que consegue ganhar escala e impactar milhões de pessoas com uma velocidade que nenhum produto físico seria capaz. São três as principais diferenças entre a disrupção analógica e digital.

Velocidade de impacto: a disrupção analógica demora para ganhar escala, pois é necessário produzir determinado produto. Dessa forma, você precisa ter fornecedores confiáveis para receber os insumos necessários no prazo acordado. Você precisará de mão de obra para operar as máquinas que beneficiarão a matéria-prima, e, por fim, será necessário um suporte logístico para distribuir esses produtos e fazê-los chegar até as lojas que os comercializarão, para, por fim, chegarem até a casa do consumidor final. Já os negócios digitais permitem alcançar milhões de pessoas em segundos, por meio da internet.

Imagem1

Figura 1 – Número de anos que cada produto levou para ganhar 50 milhões de usuários Fonte: Steemit (2017).

Volkswagen:

  • Presente em 110 países
  • Fundada há 80 anos
  • 85 milhões de un/dia
  • $74 bilhões – Market Cap
  1. Uber:
  • Presente em 70 países
  • Fundada há 8 anos
  • 1 milhão de corridas/dia
  • $70 bilhões – Market Cap
  1. Marriott
  • Presente em 110 países
  • Fundada há 60 anos
  • 1 Milhões de quartos
  • $17.8 bilhões – Market Cap
  1. Airbnb
  • Presente em 191 países
  • Fundada há 9 anos
  • 1 milhões de quartos
  • $30 bilhões – Market Cap.

Custo: pense em todos os custos envolvidos em produtos analógicos: são muitos e irá depender de sua cadeia de produção. Quanto maior for sua cadeia,  mais intermediários serão necessários e, consequentemente, maiores serão os custos. Hoje, existem diversos modelos de negócios P2P (peer to peer) que permitem a comunicação e a transação direta entre pessoas, sem a necessidade de intermediário.

Imagem2

Figura 2 – Disrupção digital já aconteceu Fonte: Be Forum (2016).

Quantidade de disruptores: a disrupção analógica era restrita a poucas empresas que tinham o capital necessário para ganhar velocidade e bancar os custos de produção. Agora, qualquer pessoa pode criar um app e disponibilizá-lo para o grande público. Hoje qualquer um pode propor uma nova solução para problemas reais de clientes e disponibilizá-la para comercialização nos meios digitais. A disrupção não é mais restrita a grandes organizações poderosas, mas a muitos empreendedores espalhados ao redor do mundo.

Imagem3

Figura 3 – Novos negócios estão ultrapassando os tradicionais Fonte: Guilherme Pereira (2018).

 

Imagem4

Figura 4 – Avaliação acima de $1 bilhão Fonte: Guilherme Pereira (2018).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.