Dell Latitude 13 Série 7000 2 em 1 – avaliação

Author Photo
4:05 pm - 01 de agosto de 2016
O Dell Latitude 13 Série 7000 2 em 1 faz parte de uma categoria de dispositivos que é chamada de “Conversíveis”. Não, isso não tem nada a ver com os carros sem capota!! São chamados assim porque é ao mesmo tempo um notebook, aliás bastante fino, alinhado com o conceito dos Ultrabooks, e também é tablet!
Alguns modelos atingem este objetivo por meio da tela que se dobra completamente e fica grudada no lado oposto do teclado. É uma solução prática! Mas o Latitude 13 Série 7000 2 em 1 permite que a tela seja completamente destacada!! Fácil assim!!
Dell7350 01

Eu gostei muito dessa solução porque no modo tablet, sem precisar carregar o peso do teclado, fica muito mais leve e remete mesmo a uma experiência de tablet. Sua tela de 13 polegadas proporciona um modelo de uso muito agradável, imagens e letras grandes, a sensibilidade ao toque bastante precisa…

Ficou evidente que no modo tablet o uso é muito eficiente e confortável, pelo peso, tamanho de tela, toque, etc. Não se fala mais nisso!! Mas em modo notebook? Será que a dupla personalidade deste Latitude comprometeria este seu outro lado?

Eu sou um usuário muito exigente, uso intensamente um notebook. Eu escrevo muito, ilustro os meus textos, capturo imagens, edito estas imagens, corto, giro, manipulo brilho e cores… Realizo edição de áudio de entrevistas. Assisto vídeos, seja para laser ou para me informar sobre vários assuntos. Trabalho bastante com planilhas, apresentações, tenho diversas contas de e-mails que monitoro e respondo o dia todo. Pela natureza de meu trabalho ainda faço acessos remotos a diversos computadores ou servidores de clientes, usando vários softwares. Ainda imprimo um volume que se não é imenso, não é desprezível. E como todo mundo uso muito a Internet, sendo que é raro eu não ter ao menos entre 15 e 20 janelas de navegador abertas.

Mas porque eu contei isso tudo? Acho que ficou claro que meu perfil de uso é no mínimo intenso! Um dispositivo com ótima mobilidade, mas que não tenha um nível de desempenho adequado, não me serve. O Latitude foi um bravo companheiro estes últimos dias, pois eu o transformei em meu computador do dia a dia, com todos os meu dados, arquivos e softwares. Foi adequado!! Com certeza! E ainda com a vantagem da grande capacidade de uso móvel. Vou falar mais sobre isso daqui a pouco.

Algumas características merecem destaque, não posso deixar passar porque ajudam a entender o porquê da minha aprovação!! O Latitude usa em vez de um disco rígido tradicional, um SSD de 256 GB. É um sistema de armazenamento baseado em memória flash que é além de muito mais robusto (não tem partes móveis), é incrivelmente rápido!! Entre 5 e 8 vezes mais veloz que um HD comum. Ligar o computador, é praticamente instantâneo, não mais que 7 segundos!!

Dell7350 02

SSD do Latitude sustenta uma taxa de transferência média de 403 MB/s!!!

Seu teclado é “completo”, quero dizer, ao contrário de vários outros dispositivos, não preciso usar combinações estranhas de teclas para obter alguns caracteres como “?”, “/”, etc. Seu touchpad é bastante preciso e utilizável. Isso é um grande elogio pois de forma geral eu costumo detestar o uso de  touchpads… E ainda tem algo que eu adoro, a retroiluminação do teclado, muito útil para ambientes mais escuros como uma sala da palestras ou em uma poltrona de avião.

Ele tem duas portas USB 3.0 (mais rápidas), um conector para headset (fone com microfone), uma entrada mini DisplayPort para conexão com monitores (um adaptador HDMI pode ser necessário se o monitor não tiver este tipo de conexão) e um leitor de cartões SD. Aliás a resolução de sua ótima tela é de 1920×1080, ou seja, FullHD. Por isso os caracteres e imagens têm uma definição bastante agradável.

Este modelo veio com 8 GB de memória, totalmente adequado ao meu tipo de uso, com folga, SSD de 256 GB, Webcam de 2 MP e um grande astro da configuração, o processador Intel Core M-5Y71 com 2 núcleos, mas capaz de processar no hardware 4 tarefas simultaneamente.

Dell7350 03

Este processador, que podemos chamar de “motor deste carro” é responsável pelo ótimo desempenho nas tarefas que eu citei no meu dia a dia e também pela alta eficiência energética. Sua frequência original é de 1.2 Ghz, mas ele alterna entre 0.8 Ghz e 2.9 Ghz em caso de alta demanda. Assim a cada momento ele está usando a mínima energia compatível com a tarefa. E mesmo em pico de utilização, ele mantém a máxima velocidade apenas pelo tempo necessário.

 Dell7350 04
Dell7350 05
Quem busca este tipo de dispositivo está precisando de independência das tomadas elétricas! E neste aspecto o Dell Latitude 13 Série 7000 2 em 1 foi para mim muito surpreendente. Vou entrar em detalhes, mas neste período de trabalho, usando o tempo todo, ainda tenho 73% de carga e uma previsão de 10h05 minutos!!! Esta é uma situação excepcional, praticamente inacreditável.
Dell7350 06
Mas meus testes foram bem mais detalhados e objetivos. Analiso três cenários distintos. O melhor possível (apenas em standby), o pior possível (força bruta – total stress usando o software Battery Eatter) e o uso natural, ou seja, submeto o computador ao meu próprio dia de trabalho conforme já contei antes. Os resultados foram:
  • Sob máximo stress, 5 horas e 7 minutos de duração
  • Uso natural, mas com perfil intenso, 8 horas e 11 minutos
  • Apenas standby (sem fazer nada), 41 horas

Dell7350 07
O que me importa, é saber que seria capaz de ficar o dia todo sem precisar de uma tomada. Estas 8 horas, em uma situação de menor intensidade podem ser 10 ou mais facilmente, preocupando-se em fechar a tampa ou deixando suspender a atividade em períodos de inatividade (que eu não deixei no meu teste).

Estes testes foram feitos no cenário de uso em modo notebook. Em modo tablet algumas coisas seriam diferentes. Interessante destacar que o Latitude 13 Série 7000 2 em 1 tem duas baterias. Uma na base e outra na tela. Em modo notebook as duas trabalham em conjunto. Vejam o gráfico que mostra o consumo de cada uma dessas baterias em situação de stress:

 Dell7350 08
Dell7350 09
Usando como tablet apenas uma delas estará sendo usada, que em tese diminuiria bastante a autonomia. Mas é importante lembrar que em modo tablet o perfil de uso é bem diferente. Há muito mais consumo de informação do que criação de conteúdo e por isso gastando menos energia. Em modo tablet dá para chegar perto das 8 horas, ou um pouco menos se o uso for apenas vendo vídeos (pouco mais de 5 horas).

Finalizo falando do WiFi do Latitude que é extremamente caprichado!! Ele usa o padrão mais moderno, conhecido como AC que permite conexões muito rápidas, no meu teste, 866 Mbps e como consequência abrir, gravar ou copiar arquivos de forma muito veloz (65 MB/s – equivalente a 650 Mbps – perto da velocidade nominal da conexão)!!

Dell7350 10
Dell7350 11

Conclusão

Eu tenho há três anos um bom Ultrabook com processador Core i5, SSD e 8 GB de memória. No começo sua bateria durava 3h50min e eu achava fantástico. Hoje em dia a bateria rende apenas pouco menos de 2 horas de autonomia. Minha reação ao testar o Dell Latitude 13 Série 7000 2 em 1 foi de imediata identificação com a minha necessidade. Seu processador Core-M não é o mais rápido da Intel, mas é apropriado para o uso em regime de mobilidade. Até mais do que isso porque o meu uso, mesmo mais intenso, foi perfeitamente atendido. E tudo isso com a possibilidade de modo tablet, WiFi muito rápido, SSD, tela de alta definição 1080p, e pelo menos 8 horas de autonomia no meu particular e intenso perfil de uso…

Isso tudo torna o Latitude 13 Série 7000 2 em 1 um campeão de mobilidade, ferramenta muito eficiente de trabalho e com certeza eu o recomendo, seja para você ou para mim!! Ele pode ser encontrado no siteda Dell com algumas variações de configuração para melhor se adaptar às suas necessidades ou ao seu bolso!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.