Cronica de uma demissão anunciada!

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9:51 am - 14 de agosto de 2013

Pronto! Aconteceu! Não é estória da carouchinha! Não é piada! Não é ?ouvi dizer?! Não é briguinha de namorados!Aconteceu! O mundo corporativo brasileiro tem um caso verdadeiro de grande repercussão!O diretor (ou melhor, agora ex-diretor) comercial da Locaweb, Alex Glikas, segundo nota da empresa ?decidiu em comum acordo com a Locaweb desligar-se das sua funções.? Tudo isso porque o referido executivo, no auge das emoções futebolísticas, fez comentários ofensivos aos torcedores e ao próprio São Paulo Futebol Clube.Além de usar termos não compatíveis com um executivo de uma grande empresa, o São Paulo Futebol Clube é cliente da Locaweb. Tinha assinado um contrato por dois jogos para ter a marca Locaweb na manga da camisa do time.Coincidentemente falamos das redes sociais no comentário passado deste blog: Considere as redes Sociais. Dos seis pontos que chamamos atenção, dois se enquadram perfeitamente:- Os funcionários podem ou não podem usar as redes sociais?- Se sim, defina as regras!Aparentemente a Locaweb não tinha esta definição. Mas, ela não está sozinha. A maioria das organizações não define como os funcionários devem se comportar em relação às redes sociais. Não é cerceamento de liberdade. Estamos falando de mundo corporativo. Estamos falando de negócio. Estamos falando de carreira profissional.Se pudéssemos voltar o tempo, ninguém faria o que fez. O executivo teria se contido, pois estava falando em um assunto que envolvia clientes, as regras estariam explicitas e todo não teria acontecido.Mas, lidamos com pessoas. E pessoas falham. Entendo este incidente como uma falha. Não foi uma ação de roubo de informação ou uma ação pensada para prejudicar a empresa. Foi uma ação emocional. E as pessoas precisam ser treinadas para serem profissionais mesmo sob pressão. E o que a organização deseja do profissional precisa estar internalizado na pessoa. Precisa ser formalmente dito e precisa ser repetido várias vezes para que haja conscientização da pessoa.Diante do fato a organização fez o que tinha que fazer: desligar o executivo. Ou melhor, fazer um acordo com ele para que ele pedisse a demissão. Imagino a carta que a Locaweb fará para o São Paulo Futebol Clube, até porque se quiser continuar com o patrocínio, vai encontrar resistências. Desculpem, mas se fosse o meu time do coração e eu fosse o presidente….  iria pensar muito para renovar.Organizações: pensem em redes sociais. Pensem no que seus funcionários e prestadores de serviço podem e devem fazer em relação à sua organização. Nada melhor como a verdade e a transparência. Tenham um regulamento objetivo, simples e explícito sobre o assunto e divulguem o mesmo.Mas, lembro que não é somente ter um regulamento sobre redes sociais. A organização deve ter uma arquitetura de regulamentos, formando assim a sua política de segurança e proteção da informação.Aconteceu com a Locaweb, mas poderia ter sido a sua organização. Concorda?Por enquanto um conselho para seus funcionários e colaboradores: => Sob emoção, não escreva!Edison Fontes, CISM, CISAConsultor, Professor e Autor de Livros de Segurança da Informação.Núcleo Consultoria. Participa ABSEG, ISACA e InfoSecCouncil.[email protected]

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