COVID-19: como virar o jogo nas finanças pessoais em 4 etapas?

Esta crise mexeu com as finanças de todos nós, de um jeito ou de outro... e hoje vamos “falar” sobre como reorganizá-las.

Author Photo
10:19 am - 28 de abril de 2020

Infelizmente no Brasil Educação Financeira não é um tema tão bem trabalhado e consequentemente hoje, quando fomos obrigados a “dar um tempo” para salvar vidas, temos a grande maioria sem reserva de emergência, não honrando um ou mais compromissos financeiros, com redução ou eliminação de receitas (temporal ou definitiva) e não sabendo o que fazer.

Para começar, e como tratamos nas últimas semanas, é hora de manter a saúde não só física, mas também emocional e intelectual. E assim, ter condições plenas de pensar na saúde financeira.

Vamos a ela? São 4 as etapas que proponho:

1. Rever gastos e adequá-los à nova receita ou reserva financeira;

2. Gerar novas formas de ganhar dinheiro;

3. Renegociar suas dívidas;

4. Aprender com a Crise e começar já seu IIF.

Se você é uma das pessoas que teve suas receitas reduzidas ou zeradas, sabe que as despesas são inevitáveis e que terá que dar conta delas.

Se não tem uma reserva de emergência (de 3 a 6 meses de receitas mensais guardadas), é necessário rever seus gastos e eliminar desperdícios, reduzir supérfluos ou até extingui-los e otimizar os gastos realmente necessários.

Se tem reserva de emergência, seus gastos precisam ser revistos até o limite do quanto sua reserva suporta.
Sanando os gastos, é hora de gerar novas receitas.

Dado que não é momento de vender bens, você pode:

– começar por desapegar de objetos (instrumentos musicais, eletrodomésticos, eletro-eletrônicos etc), que não está utilizando e outras pessoas eventualmente desejam fazê-lo;

– tirar da gaveta projetos online na sua área ou em área que já era de seu interesse;

– vender pacote de serviços que serão entregues quando o isolamento social terminar.

Com os gastos reduzidos e as receitas aumentadas, ou em caminho de, terá condições de renegociar suas dívidas.

É fundamental procurar quem lhe concedeu crédito ou prestou um serviço para renegociar prazo e/ou taxas. Com certeza eles preferem flexibilizar seu pagamento a não receber algo. O importante é você saber quanto pagará e por quanto tempo, para honrar, como se deve.

Depois de ter novamente o controle da sua vida financeira em suas mãos, iniciar a “recolher” seu IIF – Imposto para Independência Financeira é fundamental. Assim nenhuma outra crise deverá te tirar do rumo.

Quer aprofundar esta conversa, gravei um vídeo para você:
CLIQUE AQUI e acesse!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.