COVID-19: como evitar que ele também “contamine” nossa saúde mental

Acompanhe algumas dicas que podem mudar seu dia!

Author Photo
5:01 pm - 17 de abril de 2020

Perdemos nossa rotina, a sensação de liberdade de ir e vir, a possibilidade de se relacionar com pessoas além dos muros do nosso lar e eventualmente, perdemos ou poderemos perder amados e conhecidos.

Ganhamos, além do aumento das incertezas e o medo da contaminação (ops… isso não são ganhos), um olhar diferente sobre a vida, as relações e as possibilidades.

Dado que a perda portanto, é mais concreta que os ganhos – que são potenciais – os especialistas só sabem que o impacto na saúde mental é maior que o impacto na saúde física – dado que o primeiro afetará todos e o segundo alguns.

Para reduzir o impacto na sua saúde mental, algumas práticas são recomendadas (além das compartilhadas anteriormente de estabelecer uma nova rotina, aceitar/acolher/gerenciar pensamentos e sentimentos, viver o aqui e agora, manter conexão social etc.):

. Leia e veja menos notícias — as atualizações constantes de notícias sobre a covid-19 e as pessoas comentando sem parar nas redes sociais pouco ou nada agregam. Precisamos ter informações necessárias para nossa segurança (física, mental e financeira) e nada mais.

. Observe o que te faz bem – o que comeu e caiu muito bem; que exercício fez e te tornou mais alegre e/ou leve; que tipo de jogo, filme, série, musical etc. te agradou e/ou relaxou. É importante saber quais são as coisas que ajudam a melhorar sua saúde mental e tentar fazê-las mais.

. Inicie um diário – escreva diariamente no início do dia como se sente, quais pensamentos rondam sua mente e o que deseja focar naquele dia. À noite registre o que de bom aconteceu naquele dia e o que aparentemente não foi tão bom mas te ensinou algo.

. Pratique a gratidão – aproveite a crise para introduzir a gratidão em sua vida (caso já não esteja). Pare de olhar para o copo meio vazio e perceba que ele está meio cheio. Todos os dias registre no seu diário (ou onde desejar), no mínimo, três motivos pelos quais se sente grato naquele dia – e lembre-se que a vida é feita de pequenos milagres e, no limite, agradeça o ar que respira, a água que tem para beber, a saúde física preservada.

. Compartilhe seus sentimentos — Converse com as pessoas que ama e confia. Isso ajudará a tirar o peso das costas, que ainda pode restar.

Teste e verá os resultados que estas práticas simples te trarão!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.