Como reduzir as preocupações?

São 7 as estratégias para reduzir as suas preocupações.

Author Photo
9:24 am - 05 de novembro de 2019

Nesta série de técnicas para melhorar sua qualidade de vida vamos falar hoje sobre como acabar com o ciclo vicioso de pensamentos negativos.

São 7 as estratégias para reduzir as suas preocupações.

  1. Escute-as

Se tentar silenciá-las, além de ter grande dificuldade para tal, poderá perder a oportunidade de saber o que está por trás desta preocupação.

  1. Coloque para fora

Escreva sobre sua preocupação ou ligue para um(a) amigo(a) para falar sobre. Este passo trará imenso alívio.

  1. Verifique

O quanto da sua preocupação tem alguma dose de realidade? Muitas das vezes nos preocupamos à toa, não é mesmo?

  1. Encontre uma narrativa alternativa

Quando estamos ansiosos, pulamos usualmente para o pior cenário. Ao invés disso, procure outros cenários possíveis. Por exemplo: ao invés de achar que o seu colega não irá cumprir o prazo acordado, porque não gosta de você (o que ainda por cima é presunçoso), acredite que há diversas possibilidades de motivos (e oportunamente entenda o real motivo).

  1. “Coma o boi aos bifes”

Os problemas que parecem insuperáveis são os que mais nos preocupam, porque nos traz uma grande percepção de impotência.

Divida o problema em partes solucionáveis. Saiba até onde poderá ir e não se preocupe com o que não pode controlar e/ou agir sobre. Afinal: o que não tem solução, solucionado está !

  1. Relaxe rotineiramente

A estratégia aqui é conhecer e praticar técnicas de relaxamento (leia sobre Mindfulness duas publicações atrás) quando não se está estressado(a), para que quando de fato estiver, entrar mais facilmente, em estado de atenção plena.

  1. Seja bom consigo mesmo(a)

Quando estamos ansiosos(as) e/ou preocupados(as) tendemos a entrar no ciclo vicioso de auto-crítica, o que exacerba o quadro.

A solução proposta é: assim que perceber esta situação olhar para si com compaixão e transmita a você mesmo(a) palavras de apoio como “o que você está sentindo é perfeitamente natural. Relaxe.”

Teste e verá

Na semana que vem vamos falar sobre como desenvolver a resiliência.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.