Como o stress afeta sua vida? – Parte II

Hoje vamos conhecer 10 estratégias comprovadas* que podem ajudá-lo(a) a sentir mais forte

Author Photo
9:43 am - 02 de outubro de 2019

1. Conecte-se com os outros

71% das pessoas entrevistadas recorreram a amigos ou familiares em momentos de stress.Fortaleça suas conexões e/ou desenvolva novas.O objetivo é ter um círculo de pessoas com as quais sinta-se confortável para estar, te dê a sensação que você poderia dizer-lhes qualquer coisa, ajude-o(a) a resolver problemas, faça você se sentir valorizado e leve suas preocupações a sério.

2. Se mantenha positivo

As pessoas pessimistas tem um risco quase 20% maior de morrer em um período de 30 anos do que aqueles que são otimistas.Ser otimista não significa ignorar as dificuldades e tristezas da vida. Significa apenas focar no positivo o máximo possível – e, te garanto, fica mais fácil com a prática.

3. Fique fisicamente ativo

Aqui nem vou me alongar… você já sabe os benefícios e como fazer: “do it”

4. Ajude outros

Pesquisas indicam que aqueles que consistentemente ajudam outras pessoas experimentam menos depressão, maior calma, menos dores e melhor saúde e ainda podem até viver mais.Não sinta que precisa fazer grandes gestos ou comprometer muito do seu tempo. Claro, você pode ajudar com atividades voluntárias, mas também pode significar:. Ligar para um(a) amigo(a) para ver como ele(a) está;

. Sorrir para um estranho na rua;

. Segurar a porta do elevador para uma outra pessoa entrar.

Varie seus atos de generosidade para evitar que a experiência se torne monótona, aconselha a pesquisadora de felicidade Sonja Lyubomirsky, PhD.

5. Durma o suficiente

Especialistas sugerem que os adultos durmam de sete a nove horas por noite. Todo mundo é diferente e para avaliar seu déficit de sono, pergunte-se:- Estou frequentemente cansado?- Estou usando cafeína para passar o dia?

– Eu acordo me sentindo revigorado?

– Eu fico sonolento enquanto estou dirigindo ou vendo TV?

Se respondeu sim, considere estas dicas:

Defina uma hora de dormir regular; descafeine-se de seis a oito horas antes de dormir, relaxe tomando um banho quente, meditando ou visualizando uma cena relaxante; desligue-se das preocupações do dia cerca de uma hora antes de dormir; faça da sua cama única e exclusivamente seu local de dormir !

6. Promova alegria em sua vida

Rir diminui a dor, ajuda na saúde do coração e dos pulmões, promove o relaxamento muscular e pode reduzir a ansiedade. Além disto, as atividades de lazer oferecem uma distração dos problemas, um senso de competência e muitos outros benefícios.Então a pergunta é: qual é o seu “flow”?Segundo o psicólogo Mihály Csíkszentmihályi algumas atividades proporcionam um impulso psicológico extra. São atividades que nos absorvem totalmente, desafiam sem nos sobrecarregar e nos fazem sentir realizados. Eles criam esta sensação de “flow”, “estar naturalmente “em fluxo”.

Relembre quais são elas e pratique-as:

1. Coma bem

Os benefícios de comer comida de verdade, que não vem embalada, processada, modificada ou até quimicamente criada… você já sabe: afinal elas são “naturais”.Comer ou não comer bem “eis a questão”.

2. Cuide do seu espírito

A espiritualidade é se conectar com o que você considera significativo e sagrado em sua vida.Você pode encontrá-la em Deus, em si mesmo, em outras pessoas, na natureza, na arte ou na bondade.Independente de como praticar são muitos os benefícios possíveis, incluindo melhor humor, menos ansiedade e depressão – e ainda menos dores e doenças.

3. Lide melhor com momentos difíceis

Em alguns, ou em muitos, momentos de nossas vidas, enfrentaremos momentos que são mais estressantes ou que até mesmo nos abalam completamente. Nessas ocasiões, ter estratégias especiais para enfrenta-los pode fazer uma enorme diferença.Além das estratégias acima, seguem duas sugestões comprovadamente eficazes:a. Escrever sobre o evento e como você se sentiu pode realmente fazer você se sentir melhor. As pesquisas comprovam que as pessoas que gastaram tempo escrevendo sobre um evento difícil tiveram menos depressão. b. Enfrente o problema. Se você está lidando com uma situação estressante, não tenha autopiedade ou desperdice energia apontando a culpa para outra pessoa. Anote os problemas e liste possíveis soluções. Avalie sua lista. Tente se perguntar como gostaria que esta situação terminasse. Quais opções provavelmente levarão você até lá? Você também pode pesar os prós e contras.

4. Obtenha ajuda profissional se precisar

Se os problemas em sua vida o impedirem de funcionar bem ou se sentir bem, a ajuda profissional pode fazer uma grande diferença.

Na semana que vem vamos iniciar uma série de técnicas para melhorar sua qualidade de vida em diferentes aspectos.

*Desenvolvidas pela Mental Health America (MHA) – Organização sem fins lucrativos fundada em 1909 e dedicada a atender às necessidades de pessoas que vivem com doenças mentais e promover a saúde mental geral de todos os americanos.

© Copyright Mental Health America traduzido por Beatriz Cara Nóbrega em 27/07/2019.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.