Como dominar a era da nuvem híbrida?

Quase 97% das organizações operam em mais de uma nuvem e estima-se que uma empresa média tenha 10 nuvens até 2023

Author Photo
2:33 pm - 05 de julho de 2022
Highrise buildings at Wall Street financial district in New York City from below.

Em tempos em que a informação é o bem mais valioso das empresas, elas se deparam com a necessidade de rodar nuvens múltiplas de diferentes fornecedores, dentro e fora de suas instalações, o que representa um grande desafio para as áreas de administração, análise e proteção de dados. De fato, quase 97% das organizações operam em mais de uma nuvem, e estima-se que uma empresa média tenha 10 nuvens até 2023.

A nuvem híbrida é a nova realidade. Muitas organizações estão migrando de espaços computacionais privados e únicos para outros de computação pública e interativa para simplificar seus processos, inovar com maior velocidade e impulsionar seus resultados. Mas essa transformação é mais do que somente uma decisão: trata-se de um processo complexo, com obstáculos que os líderes precisam dominar se quiserem fazer parte da mudança real.

Para ajudá-los a superar esses obstáculos, o IBV (Institute for Business Value) avaliou cinco desafios comuns que entremeiam o caminho para o domínio da nuvem híbrida e recomendações para o desbloqueio a transformação e inovação empresarial. São eles:

1. Arquitetura: As pressão por implementação rápida leva a atalhos, tornando tudo mais complexo e custoso, além de menos seguro e eficaz. Para enfrentarmos esse desafio é fundamental definirmos o “ponto ideal” – em que o roteiro de TI para o desenvolvimento de nuvem híbrida corresponda ao rumo do negócio – pois isso acelera o processo e melhora os resultados. Dessa forma, podemos implementar uma única plataforma de nuvem híbrida integrada e uma arquitetura de aplicativos totalmente alinhada com a empresas.

2. Pessoas e operações: É fundamental empoderar as equipes de trabalho, conferindo-lhes as habilidades e experiências que elas necessitam, pois nem todas as pessoas estão treinadas nas formas nativas da nuvem, o que pode levar a processos complexos. Ao organizarmos a estrutura de trabalho de forma a respeitar cada função das operações em nuvem, obteremos melhores resultados. Além disso, o fortalecimento de um “Centro de Excelência em Nuvem (CCoE)” nos permitirá dar vida ao modelo de operação da nuvem híbrida e acelerar sua execução.

3. Segurança:Se a nuvem, mesmo que seja apenas uma, não for corretamente integrada, podemos ficar expostos a novos riscos de segurança. As empresas devem harmonizar sua postura de segurança para que as capacidades e os procedimentos em toda a nuvem híbrida sejam coerentes. Por sua vez, a criação de visibilidade por meio de uma instância única nos permite agir rapidamente contra ameaças e, acrescentando o uso de Inteligência Artificial (IA), podemos acelerar a detecção e a previsão de vulnerabilidades para tomar as medidas preventivas e ações adequadas.

4. Finanças: Uma implementação em nuvem mal integrada e de operação deficiente trará dores de cabeça para a equipe de segurança, para o negócio e, é claro, para a equipe financeira. As empresas que dominam a nuvem híbrida gerenciam todos os seus custos a partir de uma visão única, e aproveitam as oportunidades para otimizar orçamentos, melhorar os fluxos de trabalho e realocar recursos. Portanto, a equipe financeira está focada em melhorar os investimentos e os rendimentos da nuvem, e não na solução de problemas de falha de implementação.

5. O ecossistema dos parceiros: Sem dúvida, os parceiros se tornaram especialmente importantes nos últimos tempos, pois nos ajudam a acelerar o desenvolvimento, oferecer melhores serviços e produtos aos clientes, ser mais eficientes e inovar mais rapidamente. Para aproveitar a abordagem de nuvem híbrida, será fundamental nos unirmos às pessoas mais estratégicas para nossa organização e criar uma espécie de “mesa exclusiva”, que foca em não perder de vista o negócio e garantir que os pontos acima sejam atendidos, sem atrasos e com custos controlados.

Dominar a plataforma de nuvem híbrida é essencial para obter maior valor comercial e melhor entrega de serviços e experiências aos clientes. A jornada não precisa ser assustadora ou repleta de complexidades. Compreender os desafios específicos e estabelecer uma estratégia para superá-los ajudará a preparar o caminho para dominar a nuvem híbrida.

*Rodrigo Ganimi é Líder em Serviços de Nuvem Híbrida de IBM Consulting na América Latina

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.