Como desenvolver a resiliência?

Encerramos hoje esta série de técnicas para melhorar sua qualidade de vida.

Author Photo
6:19 pm - 12 de dezembro de 2019

Encerramos hoje esta série de técnicas para melhorar sua qualidade de vida explorando como desenvolver a resiliência, esta competência que, comprovadamente, é tão valorizada nos dias de hoje.

1.Exponha-se

Isso mesmo: a melhor forma de se tornar mais resiliente é se expor cada vez mais a situações desafiadoras – claro que com grau crescente de dificuldade.

2.Aprenda a se recuperar

No livro “Why zebras don´t get ulcers” o pesquisador Robert Sapolsky comprova que embora as zebras vivam situações altamente estressantes assim que entram em terreno seguro não se sentem mais estressadas. Nós humanos, ao contrário, tendemos a permanecer estressados mesmo muito tempo após o fato gerador.

Aprender alguma atividade relaxante e “recuperadora”, como mindfulness, meditação, exercícios físicos diversos, dentre outros ajudará e muito a desenvolver a resiliência.

3.Aceite suas emoções

Se você está lidando com dificuldades financeiras, estresse no trabalho ou a perda de um ente querido é comum, e esperado, sentir-se ansioso, frustrado e triste. Embora desconfortáveis, é preferível não afastar, mas aceitar estes sentimentos, caso contrário eles voltarão futuramente.

4. Procure ajuda

Um componente chave da resiliência é poder contar com uma rede de suporte – amigos, parentes, colegas de trabalho ou mesmo profissionais da área poderão ajudá-lo(a) a lidar com a situação.

Quando temos alguém para nos ouvir nos sentimos menos sozinhos e/ou desamparados.

Conexões sociais nos ajudam a acalmar a famosa “amígdala cerebral” e assim evitar a paralisação, fuga ou contra-ataque tão primitivos.

5. Saiba o que pode controlar e deixe o resto se resolver por si

Os indivíduos mais resilientes são aqueles que sabem diferenciar o que pode do que não podem controlar, pois eles colocam toda energia naquilo que podem modificar.

6. Pense positivo

Eventos estressantes e desagradáveis acontecerão portanto, ao invés de se deixar contaminar e pensar negativamente, pense o que pode aprender com tais situações que o levarão mais longe.

7. Encontre um significado

Ter um senso de propósito pode trazer enorme significado para tudo que lhe acontece: onde superar esta situação poderá te levar? Tornar-se mais forte para apoiar sua família? Um exemplo a ser seguido?

8. Tenha um mentor

Procure alguém para se espelhar – uma pessoa que tenha a resiliência extremamente desenvolvida. O que ele(a) faz? Como?

Além destas dicas testadas e aprovadas, a Associação Americana de Psicologia recomenda algumas questões de autocoaching para lhe ajudar a responder melhor aos desafios do dia-a-dia:

I. Quais tipos de eventos mais lhe estressam?

II. Como tais eventos o afetam?

III. Quando está estressado pensar em pessoas significativas da sua vida o ajudam?

IV. Quem pode lhe suportar no trabalho mediante uma situação de extremo estresse?

V. O que você tem aprendido sobre você e suas relações em tais situações?

VI. Suportar outros em situações similares tem te ajudado?

VII. Você se sente capaz de superar rapidamente os obstáculos? Como tem feito isto?

VIII. o que o ajuda a se sentir mais esperançoso mediante o futuro?

 

Sucesso !

Atendendo a pedidos, na semana que vem iniciaremos uma nova série sobre Gestão Financeira, tema que aflige tanta gente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.