Colocou fotos no Facebook e foi assaltado!

Author Photo
9:51 am - 14 de agosto de 2013

O jornal Folha de São Paulo (e outros jornais de grande circulação) divulgou a notícia do jovem de 16 anos, de classe média na Cidade de São Paulo, que publicou no Facebook fotos dos equipamentos eletrônicos que comprou em sua viagem ao exterior. Segundo a polícia, um colega também de 16 anos que estudou na mesma escola que o adolescente, planejou o assalto com a ajuda de dois adultos.  ?A vítima ostentava entre amigos e colocava as informações no Facebook. Isso motivou a cobiça?, disse a delegada Fabiana de Sena, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção da Pessoa) de São Paulo. O assalto aconteceu no dia 29, por volta das 23h. Na fuga a dupla de assaltantes adultos foi surpreendida por policiais da Rota e houve troca de tiros, diz a polícia. Os dois homens foram feridos e morreram no hospital.

O compartilhamento de informações pessoais nas diversas redes sociais é um tema que cada pessoa precisa refletir e decidir no que vai colocar no ambiente do mundo virtual. De tempos em tempos surgem notícias de pessoas que são prejudicadas por criminosos que se utilizam de informações disponíveis nas redes sociais. 

As redes sociais tem um poder de comunicação incrível e facilita em muito a nossa comunicação com amigos e conhecidos. Precisamos entender esta característica e aproveitar positivamente para nos comunicar com pessoas. Mas precisamos ter o cuidado ao compartilhar nossas informações, fotos e opiniões. Sofremos o risco de aceitarmos perfis falsos (pensando evidentemente que são verdadeiros), não parametrizarmos adequadamente os controles de segurança do Facebook (o que não é fácil), falhas nos serviços de rede social (o próprio Facebook admitiu erros nesta semana) e querermos alterar nossa opinião sobre um fato ou uma pessoa, porém a primeira opinião está eternamente na rede.

Todos nós, das crianças aos avós, precisamos avaliar o que devemos compartilhar nas redes sociais e mais especificamente no Facebook. Não podemos ficar neuróticos, mas também não podemos ser negligentes conosco mesmo e com os nossos filhos.

Edison Fontes, CISM, CISA, CRISC, MSc

Núcleo Consultoria em Segurança

[email protected]

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.