Coaching com Alto Padrão de Qualidade e Ética

A reportagem do Fantástico de 10 de janeiro de 2021 trouxe vários questionamentos a respeito do Coaching.

Author Photo
4:27 pm - 26 de janeiro de 2021

Meu objetivo hoje é esclarecer e orientar como contratar um Coach qualificado e ético.

Um coach, segundo a reportagem, “pode te ajudar em muita coisa”?

Talvez, desde que você se deixe ser ajudado.

O que isso significa?

Que o coaching, como “um processo de acompanhamento reflexivo e criativo, feito em parceria com os clientes, objetivando inspirá-los a maximizar o seu potencial pessoal e profissional” (segundo o ICF, principal organização global dedicada ao avanço da profissão de coaching), leva o Coachee onde ele se permitir ir.

Sempre digo antes da primeira sessão a um Coachee: “você irá mais rápido e mais longe quanto se permitir”.

Ainda, dizer que coaching é “ajudar alguém menos experiente”, outra das falas da reportagem, é um equívoco: isso é Mentoring.

“Promessas milagrosas” e soluções “rápidas e mirabolantes” nenhum profissional ou empresa pode te entregar, simplesmente, por isso, não existe.

Somos seres únicos com histórias exclusivas e, portanto, “uma fórmula mágica” jamais atenderá a todos, não é mesmo?

E o melhor: já possuímos todas as respostas que necessitamos. Acessá-las e decidir o que fazer com elas é o que o Coaching poderá fazer por você.

E nisso a reportagem foi feliz: “ser escutado, pensar, dividir e te transformar”.

E como encontrar um bom Coach?

1. Referências

Peça indicação de um profissional que atue bem na temática que deseja trabalhar (Executivo para desenvolvimento de competências; Carreira para recolocação ou avanço na atual empresa; De Vida para trabalhar várias áreas da vida e dar um “upgrade” geral etc.) e, se possível, fale com ex-coachees (como o trabalho é totalmente confidencial, ex-coachees que autorizem depoimentos ou passem seus dados de contato, obviamente demonstram o elevado grau de confiança e sucesso no trabalho);

2. Avalie a trajetória do profissional

Rigor acadêmico de suas formações, cursos e especializações; a associação com alguma entidade sem fins lucrativos que tenha um Código de Ética e supervisione a atuação do profissional (ICF – global e ABRACOACHES – nacional, por exemplo);

3 – Questione formato do Programa, quantidade estimada de sessões e principalmente forma de pagamento

Você paga consulta médica antecipada? Por que pagaria Coaching antecipado? As vezes que aceitei receber antecipado foi a pedido do Coachee e oferecendo desconto à vista. E em um dos casos, como fechamos a questão antes da 10ª sessão, obviamente devolvi o valor devido.

Bom ponto: o processo de Coaching pode terminar antes ou depois das 10-12 sessões normalmente previstas, mas sempre tem início, meio e fim. Não existe um Processo “ad eternum”. Claro que já tive Coachees que anos depois voltaram para tratar novas questões – e normalmente duas, três sessões bastaram.

 

CLIQUE AQUI  e assista um vídeo onde falo um pouco mais do tema.

 

E se ainda restar dúvida, não hesite em me contatar:

[email protected]

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.