Benefícios da IA para a transformação das empresas

Tecnologia é capaz de impactar positivamente mais diferentes mercados e negócios, ajudando, por exemplo, na automatização do trabalho burocrático

Author Photo
3:44 pm - 25 de abril de 2022
inteligência artificial

Quem acompanha o mercado de tecnologia e inovação sabe que nos últimos anos as companhias investiram mais intensamente em trazer a transformação digital para dentro de casa, influenciadas tanto pela pandemia, que as obrigou a adotar processos e ferramentas mais tecnológicas, quanto pelos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e querendo produtos melhores e inovadores.

Segundo a pesquisa “Agenda 2022”, realizada pela Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, 96% das 500 empresas analisadas disseram que pretendem investir parte de seu faturamento em transformação tecnológica em 2022. Ainda de acordo o estudo, os serviços mais procurados pelas companhias são o desenvolvimento de aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão (96%), seguido de infraestrutura (96%), gestão de dados (95%), segurança digital (95%) e customer marketing (81%).

E, entre as ferramentas mais almejadas pelo mercado, está a inteligência artificial. Dados do levantamento “Artificial Intelligence Index Report 2022”, elaborado pela Universidade Stanford, apontam que em 2021 foram investidos cerca de US$ 93,5 bilhões na tecnologia, valor mais de duas vezes maior do que o registrado em 2020.

E toda essa atenção que a inteligência artificial tem recebido é totalmente justificada, pois ela é capaz de impactar positivamente os mais diferentes mercados e negócios, ajudando, por exemplo, na automatização do trabalho burocrático, com a implementação de assistentes virtuais e outros sistemas inteligentes; gestão de dados; prevenção de fraudes; melhora nos sistemas de segurança e privacidade; cruzamento inteligente e monitoramento de informações, e, ainda, estímulo ao desenvolvimento dos colaboradores dentro das organizações.

E vale lembrar que corporações de todos os tamanhos e segmentos podem se beneficiar da ferramenta, mas, antes, é preciso estudar e explorar qual a melhor forma de trazê-la para dentro de casa, pois, se for mal aplicada ou inserida em um contexto que não faz sentido, pode gerar prejuízos desnecessários.

Porém, analisando de maneira generalizada, aqueles que aplicam seus recursos e esforços para adotar a inteligência artificial tanto nos seus processos internos, quanto para ajudar a desenvolver melhores produtos, ferramentas e soluções para os consumidores, acabam tendo muito sucesso e alavancando seus negócios.

E, ao combiná-la com outras tecnologias, como metaverso, realidade virtual e aumentada e 5G, as expectativas são de que ela se torne ainda mais potente e poderosa, ajudando empresas a evoluírem e se transformarem constantemente, ganhando vantagem competitiva e deixando os concorrentes para trás. Quanto mais cedo o mercado entender isso, mais rápido poderemos aproveitar todos os resultados positivos do uso da inteligência artificial, principalmente nas áreas de saúde, transporte, alimentação e educação, que são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e com menos desigualdade.

* Gustavo Caetano é fundador da Sambatech e Samba Digital

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.