Banda larga Brasil = Impossível!

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10:05 am - 14 de julho de 2006

Já falei sobre este assunto mais de um vez no ForumPCs. A qualidade destes serviços e principalmente o nível do suporte técnico é baixíssimo. Em São Paulo a TELEFONICA oferece o sistema SPEEDY assim como no Rio de Janeiro existe o VELOX e assim por diante. Mas a impressão que tenho é que são todos iguais. Só para relembrar segue um resumo de casos com provedores de Internet que relatei nos último tempos:

Prisioneiros no Exterior-dá para acreditar? Mais uma bronca com provedor-azar dos usuários antigos! O Homem errado. As Armadilhas dos Provedores

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Mas vamos ao caso de hoje. Cheguei ao escritório e não havia conexão com Internet. Já imaginei o que acontecera. No serviço da TELEFONICA aproximadamente uma vez por mês o sistema de “desconecta” e exige um LOGIN novamente. Ao se tentar carregar

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Acima está mostrada a tela que deveria aparecer a despeito de minha não concordância com essa interrupção compulsória da conexão. Porém no lugar desta tela apareceu outra completamente diferente.

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Vou relatar agora em resumo o diálogo que tive com o atendimento do SPEEDY. Notem que fui direcionado para o suporte de segundo nível, pois o atendente inicial após o “lero lero” habitual de “desligue seu modem e ligue de novo”, “agora desligue o seu computador e ligue de novo”, percebeu que não era capaz de resolver. O diálogo foi mais ou menos assim.

Bom dia. O sistema de login de vocês não está funcionando. Como faço para autenticar o meu SPEEDY?

Senhor vamos realizar alguns testes antes. Por favor, desligue o seu modem e seu computador. Aguarde 1 minuto e ligue de novo.

O atendente anterior já fez isso comigo e não muda nada. Estou tentando dizer que o erro que aparece é do servidor de vocês. É um erro 404 de página não encontrada.

Isso pode ser de sua máquina senhor, vamos fazer todos os testes

Para ele não ficar tristinho fiz o que ele pediu, claro sem sucesso.

Já que não deu certo vamos ver sua placa de rede se ela está funcionando.

Olha este computador está em rede e além disso sendo acessado por outra estação. Estou insistindo o erro é no servidor de autenticação de vocês.

Senhor, vá nas propriedades das conexões de rede e desative sua placa e em seguida ative de novo… ela ganhou IP?

Claro que sim, isso sempre funcionou.

Vamos agora PINGar o seu gateway…

O gateway PINGava, claro, era o próprio modem.

Veja tente forçar você a tela de login do SPEEDY, NÃO ESTÁ FUNCIONANDO!!!

Não fique nervoso senhor vamos descobrir o problema de SUA MÁQUINA.

Porque SEMPRE o errado e o estúpido é o usuário!?? Eu sei que os tais scripts de atendimento estão lá para ajudar (ajudar o atendente). Mas eu estava já nervoso ao perceber que ele não me ouvia!! Cheguei a suspeitar que se tratava de uma gravação!!

Faça isso…. faça aquilo… faça aquilo outro…

Isso se prorrogou por um imenso tempo, mais claramente 60 minutos. Eu não agüentava mais. Ele disse que reconfigurou minha conexão SPEEDY. Eu GELEI, pois fiquei receoso de perder o meu IP fixo, minha velocidade de 1.2 Mb/segundo etc. No final dava tudo na mesma. Não vou relatar todos os detalhes para não ser enfadonho demais. Mas lá pelas tantas ele disse :

Vou consultar a retaguarda técnica senhor, um minuto…

Acabo de falar com minha supervisão e o problema está nos nossos servidores. Aproximadamente em 4 horas deve voltar a funcionar. Mais alguma coisa que posso fazer pelo senhor hoje??

Tive vontade de pedir para ele me pagar pelo tempo, mais de hora nessa “lenga lenga”, mas fiquei quieto. Desliguei. Após alguns minutos a tela de erro mudou para :

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Provavelmente alguém teve que reiniciar o servidor LINUX ou UNIX para fazer o serviço voltar a funcionar. A propósito para os que defendem que APACHE e LINUX não dão problema está aqui a prova viva ao contrário disso, dão problemas como qualquer outra plataforma (Windows IIS, Sun Solaris Web Server, etc.). Este erro perdurou por alguns minutos ainda e finalmente o sistema voltou a funcionar. Eu pude me autenticar e voltei a ter todos os serviços de Internet no meu escritório. Não demorou 4 horas como o atendente dissera, ainda bem.

Ficam as seguintes perguntas:

1) Todo usuário deve ser tratado como um estúpido completo? Eu desde o primeiro minuto da conversa havia falado que o erro era no servidor deles!!!

2) Um serviço que tem MILHÕES de usuários não deveria ter um sistema de alerta para notificar se um serviço crítico como o de autenticação está fora do ar?

3) É certo uma empresa que adquire a versão BUSINESS do serviço, que paga mais caro por isso, e hospeda serviços diversos em seu servidor (ou servidores)ser “expulsa” do sistema com este logoff/login compulsório??

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