As nuvens de fora estão chegando por aqui!

Author Photo
9:51 am - 14 de agosto de 2013

A mídia anuncia hoje a chegada e funcionamento de dois grandes provedores mundiais de serviços em nuvem: a Amazon e a Loja iTunes.

A Amazon oferece seus serviços de hospedagem. Mas, sendo em nuvem, pelo próprio conceito, por que precisa aterrissar no Brasil? Simples: alguns dos possíveis clientes, como pequenas e médias instituições financeiras e alguns outros segmentos precisam por legislação que os dados estejam no território nacional. Pelo menos pro enquanto. Enquanto a FIFA não entra nesse assunto, pois quando a poderosa do futebol entra, nosso governo tem deixado de mandar no próprio país.

A Loja iTunes da Apple demorou a chegar no Brasil. E o caminho era curto. Mas, cautela e caldo de galinha fazem bem para todo mundo, e a Apple sabe ser cautelosa e astuta. A Loja iTunes entrou em um segmento que as grandes gravadoras deixaram de lado: o consumidor. Isso mesmo. Com a música no ambiente digital as gravadoras colocaram todos os consumidores como criminosos. Esqueceram que os consumidores querem a boa música, com qualidade, não gostam do preço exorbitante que as gravadoras cobram por um CD de Cantores famosos, e quer ter o prazer de ouvir.

Todos os dois serviços têm vários aspectos. No meu entendimento se consolidarão pela qualidade, facilidade e bom atendimento ao cliente. A nuvem será sempre questionada, inclusive sou um questionador, sobre o aspecto da segurança. Mas, com certeza, muitos clientes não possuem capacidade para chegar ao patamar de segurança que a nuvem computacional oferece. Desta maneira a questão não é se deve ou não ir para o serviço em nuvem, mas sim, quando se deve ir e para quais serviços o processamento em nuvem é adequado.

Quanto a Loja da iTunes, acho que ainda podem baixar mais os preços, é encantador você em poucos toques acessar aquela musica com aquele interprete e pagar apenas aquela faixa. E ainda tem-se a possibilidade, mediante taxa anual, ter todas a sua biblioteca musical na nuvem iTunes.

O tempo dirá a validade desses serviços. Mas, temos opções e concorrência faz bem para o consumidor.

De mais, em relação à Amazon, espero pelo produto Kindle e o serviço de acesso fácil ao mundo virtual dos livros.

A música é o espírito de Deus se materializando da maneira que cada indivíduo entende e gosta. Na prática se a música não vem diretamente dos céus, pelo menos vem das nuvens.

Edison Fontes, CISM, CISA, CRISC, MSc

Núcleo Consultoria em Segurança

[email protected]

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.