Afinal, o que significa Transformação Digital?

Hoje vamos debater um pouco sobre o que Transformação Digital realmente significa, e entender sobre o contexto histórico que a permeia.

Author Photo
11:01 am - 29 de janeiro de 2020
transformação digital

Um pouco de contexto histórico nos leva a entender os caminhos dessa evolução que está revolucionando as estruturas das empresas. 

Um contexto histórico

A velocidade e agilidade da mudança nem se comparam aos dias de hoje. As Revoluções Agrícola e Industrial tiveram um profundo impacto na sociedade e na organização da jornada de trabalho. Como outcome, uma otimização dos esforços de mão de obra e aumento da produção. Ao mesmo tempo, a criação de processos burocráticos, estruturas hierarquizadas e lentidão na tomada de decisões. As necessidades do cliente foram deixadas de lado em detrimento dos objetivos do negócio e da visão de produto de cada companhia.

Hoje, vivemos um novo momento, a Era Digital (ou da Informação), que resulta em um acelerado processo de evolução. Inclusive impactando a maneira como nos organizamos e desenvolvemos nossas rotinas de trabalho. Mais ainda, uma mudança exponencial de comportamento e hábitos de consumo, impulsionada, principalmente, pela tecnologia. 

Isso, aliás, afeta diretamente o modo como as empresas se relacionam com seus clientes. Estão cada vez mais exigentes, informados e com acesso a soluções mais inovadoras.

Sim, aqui estamos falando das startups. Ao se dedicarem integralmente à solução de um problema específico, acabam por trazer serviços e produtos que não só facilitaram a vida de clientes, como os encantou com boas experiências. O desafio das grandes companhias passou a ser, então, se atualizar para seguir atendendo a esse público – agora com opções, conectados e com mais senso crítico. 

Os pilares da Transformação Digital

E onde entra a Transformação Digital nisso? É justamente ela que irá possibilitar essas empresas de rever suas estruturas e estratégias para ganharem a agilidade de “revidar” (ou, pelo menos, não perder mercado) e também de “atacar” (afinal, uma empresa não consegue sobreviver no mercado somente com estratégias de defesa mas também sendo protagonista criando novos mercados). Na visão da ACE, essa transformação é baseada em quatro pilares: Negócio, Cultura, Técnico e Organizacional. Quanto a isso, destaco três princípios:

  • Entre os drivers de transformação, comece pelo “pessoas”. Inovação acontece através delas;
  • Digitalização de processos não é Transformação Digital;
  • A empresa precisa adequar a sua cultura. Ou seja, trabalhar a estrutura organizacional é fundamental para desburocratizar processos e tornar a empresa mais ágil e, consequentemente, entregar mais valor ao seu cliente.

Com o foco no desenvolvimento ágil do negócio, Transformação Digital é mais que tecnologia – que, no fim, não gera diferencial competitivo -, é comportamental e cultural. O que está por trás disso é uma readequação dos processos (menos burocracia, hierarquia, e mais autonomia e agilidade na execução das atividades), no treinamento das pessoas (adoção de metodologias ágeis), e, por fim, na mudança cultural da empresa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.