A tirania de Wall Street

Author Photo
2:36 pm - 13 de fevereiro de 2014

Em outubro de 2013 a Dell, através de acordos com acionistas e com as principais corretoras de valores de Nova York, comprou todas as suas ações no mercado e “fechou” o capital. Muita gente comemorou o fato, incluindo os dirigentes da Dell e seus funcionários.

Estranho, pode parecer, tendo em vista que a negociação de ações nas Bolsas de Valores de todo o mundo tem sido, há mais de cem anos, uma forma transparente, eficaz e democrática de captação de recursos para as empresas. O mercado de ações é um dos fundamentos mais importantes das sociedades modernas e ricas. O que deu errado?

Faltou controle e sobrou ganância no mercado de ações, na minha opinião. Tanto na crise do estouro da bolha da Internet em 2000, como na crise do sub-prime de 2008, os órgãos reguladores do mercado financeiro, principalmente o de ações, não conseguiram impedir práticas pouco recomendáveis e até criminosas. Executivos das grandes empresas multinacionais, atrás de bônus milionários e da manutenção dos seus empregos, faziam “o diabo” para alcançar e superar suas metas trimestrais. Às vezes com práticas ilegais ou, no mínimo, pouco éticas.

Como os fatos descritos afetam o canal de TI do Brasil? Os grandes fabricantes, na sua maioria, são empresas de capital aberto com ações na NYSE ou Nasdaq. O jogo, então, funciona assim: as corretoras de Wall Street definem suas expectativas de performance para cada um desses fabricantes. A partir delas, os Conselhos de Administração desses fabricantes pressionam o seu CEO para superá-las.

O CEO repassa estas expectativas, infladas, para os VPs da regiões; estes, para os Country Managers, e estes para seus funcionários, distribuidores e revendas!! Nesse momento, as estratégias de longo prazo com clientes e parceiros podem desaparecer e tudo o que importa é fazer a meta do trimestre! Não foi à toa que os dirigentes da Dell comemoraram o fechamento do capital: agora poderiam pensar na Dell dos próximos 20 anos e não dos próximos 3 meses.

Nem todos os fabricantes de TI do Brasil agem assim, mas infelizmente, um número significativo deles é obrigado a seguir essa tática suicida. Reiteramos que o mercado de ações é extremamente importante para o desenvolvimento de um país e de suas empresas, desde que regulado e fiscalizado. Sabemos também da importância do atingimento das metas. O que alertamos é que as metas e estratégias para atingi-las devem ser estabelecidas pensando em maximizar o lucro do acionista no longo prazo. Afinal, há vida depois do trimestre…

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.