A tecnologia em tempos de crise

Author Photo
3:05 pm - 07 de abril de 2016
O ecossistema que chamamos de canal vive hoje o mesmo dilema que 200 milhões de brasileiros: o que fazer tendo em vista a maior recessão da história da nossa República?
Como fazem os analistas quando conseguem enxergar muito pouco em ambientes sombrios, vamos criar dois cenários.
No primeiro, a crise política se mantém, a crise de confiança e a consequente crise econômica recrudescem. Nesse contexto, um rígido controle de gastos é essencial para mantê-los compatíveis com as receitas. Essas podem ser diversificadas com novos serviços e novos mercados. Os serviços ligados à nuvem, por exemplo. Sabe-se por pesquisas que o maior fator impeditivo das empresas utilizarem serviços na nuvem é o legado. Sistemas criados faz muitos anos, estáveis e valiosos, mas não preparados para rodar em ambientes em nuvem, podem ser adaptados para tal. Ótima oportunidade! E agora? 
As revendas de TI são muito focadas nas grandes empresas. As soluções em nuvem são extremamente vantajosas para o SMB. Essa é uma oportunidade para buscar esse novo mercado.
Os funcionários talentosos devem ser mantidos. Aqueles de performance média devem ser analisados com atenção, e os de baixo desempenho demitidos – e não substituídos –,  a menos que  projetos em andamento exijam esses recursos.
No segundo cenário, a crise política é resolvida, a economia sofre mudanças e volta a confiança ao mercado. Seria a hora de recuperar o tempo perdido! 
Voltar a ouvir os clientes e apoiá-los em novos projetos. As ações tomadas no cenário anterior, entretanto, devem permanecer. Elas são o legado desta crise. Não as desperdice!
Sergio Basilio é Diretor de Estratégia e Soluções de Cloud para a América Latina e responsável pela estratégia global de IoT da Westcon-Comstor.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.