A inovação como aliada da experiência do consumidor
Para que as empresas consigam colocar o cliente no centro do negócio é extremamente importante que tenham uma visão ampla de sua jornada
Os novos tempos trouxeram também mudanças no comportamento dos consumidores. Esse cenário já foi percebido pela maioria das empresas, que estão correndo contra o tempo e implementando a transformação digital para melhorar sua infraestrutura e poder oferecer melhores produtos e soluções para os clientes.
Ainda que a mudança no modo de agir das pessoas tenha sido acelerada pela pandemia de covid-19, ela apenas resultou em um movimento que já estava destinado a acontecer. Conforme os anos vão passando e a vida se modernizando, elas gradualmente começaram a querer experiências novas e diferentes.
É exatamente esse o cenário de consumo vivido no mundo inteiro atualmente. Os consumidores querem mais comodidade, e se por um lado estão ansiando por vivências inéditas, por outro estão cada vez menos abertos a atritos e fricções na hora de comprar. E com a oferta crescente de soluções inovadoras, não hesitam em procurar o que não encontram nos concorrentes, o que reforça a ideia de que é preciso se manter atualizado e atento às novidades.
Mas nem sempre é fácil acompanhar as tendências, e algumas companhias passam a enfrentar dificuldades no meio do caminho até definirem a direção certa a ser seguida. Mesmo que essa rota não seja a mesma para todos os negócios, um aspecto deve estar muito claro para os líderes e gestores ao buscar o aprimoramento das organizações: todas as transformações realizadas necessitam ter como foco a resolução de problemas e as dores dos consumidores.
Um bom exemplo disso é o esquema de compra com apenas um clique da Amazon. Eles eliminam algo que existe em grande parte do processo dos e-commerces no Brasil: o login na plataforma e a seleção da forma de pagamento. Como o usuário pode estar sempre logado, o sistema permite que ao navegar pela web ou aplicativo, a compra seja feita de forma mais fácil. Além disso, para evitar equívocos, o serviço de cancelamento ou troca do método de pagamento passa a ser muito ágil dessa maneira, fazendo com que a experiência se torne tão segura quanto as demais.
As marcas precisam entender que os consumidores estão descentralizados, ocupando lugares diferentes e tendo outras expectativas. E, ao mesmo tempo, seguem sendo abordados por diversas comunicações por todos os lados. O grande desafio para as companhias é encontrar maneiras mais criativas de chamar atenção e que sejam relevantes para o público, isso sem perder a qualidade e o timing.
Para que as empresas consigam colocar o cliente no centro do negócio é extremamente importante que tenham uma visão ampla de sua jornada, que abranja todos os pontos de contato dele com as marcas, desde o momento em que está pensando em adquirir determinado produto ou serviço, passando pela compra e até o pós-venda.
Ao proporcionar uma experiência mais satisfatória para os usuários, as instituições ganham muito mais do que uma venda bem-feita, elas conseguem construir uma reputação sólida e com a certeza de que entregam aquilo que prometem.
E pelo que pude observar nos últimos tempos, para que as companhias consigam adotar e ter inovação no seu DNA, a liderança tem que estar envolvida, comprada pela ideia, para assim ser capaz de passar essa nova cultura à frente com mais assertividade e confiança, engajando todos os colaboradores na mesma missão.
Acredito que o mundo dos negócios vai sair da pandemia demasiadamente diferente, porém, agora, certamente mais atualizado e preparado para se ajustar às mudanças que ainda estão por vir de forma ágil e planejada, evoluindo para atender cada vez mais as demandas da sociedade.
*Gustavo Caetano é CEO da Sambatech e Samba Digital